Flávio Dino visita cidades atingidas por enchentes e anuncia auxílio às famílias prejudicadas

0
431

O governador Flávio Dino anunciou nesta sexta-feira (13), em Pedreiras, que famílias prejudicadas pelas fortes chuvas das últimas semanas vão receber o Cheque Minha Casa para reconstruir suas residências e adquirir objetos danificados. Flávio esteve na cidade para acompanhar de perto o que tem sido feito pelo Governo e foi até Trizidela do Vale, uma das cidades mais castigadas.

Cada família receberá um cheque no valor máximo de R$ 5 mil, conforme a avaliação do dano feita pelos Bombeiros. “Nos municípios em que haja calamidade pública decretada e reconhecida, vai haver a possibilidade, mediante avaliação individual por domicílio feita pelo Corpo de Bombeiros, de darmos apoio financeiro às famílias”, afirmou o governador.

O cheque servirá de auxílio financeiro para as famílias que perderam algum cômodo na casa, algum móvel, geladeira, cama e outros itens. “É uma novidade, é uma política pública nova que vamos experimentar neste ano”, acrescentou Flávio. A Medida Provisória com a determinação já foi encaminhada à Assembleia Legislativa.

A loja fornecedora do material de construção ou do mobiliário e dos eletrodomésticos que receber o cheque será ressarcida mediante desconto do ICMS.

Mais Asfalto – Flávio Dino também anunciou que as cidades atingidas vão receber uma nova rodada de investimentos do Programa Mais Asfalto, que já pavimentou mais de 2.500 quilômetros de ruas, avenidas e rodovias desde 2015.

“Vamos, por meio da Secretaria de Infraestrutura, ajudar as cidades. Tão logo as águas voltem ao normal e as chuvas passem, nós vamos executar nesses municípios novas etapas do Mais Asfalto”, disso o governador. Ele lembrou que Pedreiras, por exemplo, já recebeu duas etapas do programa. E vai receber uma terceira.

“Foi bom o governador vir aqui para ver a realidade de perto”, disse Patrícia Dias, moradora prejudica pelas chuvas em Trizidela do Vale.

Apoio permanente – O prefeito de Pedreiras, Antônio França, disse que a presença do governador é importante porque mostra a sensibilidade diante desta situação. “Percebo que ele está sensibilizado e garantindo ainda mais ajuda para o município. Como prefeito e vereador, eu nunca tinha visto uma atenção e um compromisso com a população de Pedreiras como existem hoje”.

Flávio também lembrou que o Governo do Maranhão está há semanas ajudando os moradores atingidos pelas chuvas. “Quero destacar o empenho do Corpo de Bombeiros, que tem coordenado as ações de Defesa Civil e as ações complementares, como a distribuição de cestas básicas, refeições, água e apoio nas remoções de famílias. Sempre em parceria com as prefeituras.”

(Com dados da Secap e fotos de Handson Chagas)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação