Frota de carros elétricos cresce 153% no Maranhão no primeiro trimestre de 2024, segundo Senatran

30

São Luís registra segundo maior crescimento no Nordeste

A frota de carros elétricos aumentou quase duas vezes e meia no Maranhão entre março de 2022 a março de 2024, segundo os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Com isso, São Luís teve o segundo maior crescimento entre as capitais do Nordeste em dois anos. De acordo com o levantamento, são mais de 2750 veículos eletrificados rodando em todo o estado, onde 63% estão registrados apenas na capital.

Os números levam em conta também os modelos híbridos, que possuem outros combustíveis além da eletricidade para a propulsão de seus motores. A pesquisa comprova o pleno crescimento da procura por esse tipo de automóvel, que ainda representa apenas 0,13% da frota total do Maranhão. Porém, condições especiais de financiamento têm mudado esse cenário rapidamente.

De olho nesse público, instituições financeiras estão fomentando o desenvolvimento sustentável e incentivando a adesão de meios de transporte movidos a energia limpa através de linhas de crédito exclusiva para veículos híbridos e elétricos. É o caso do Sicredi, instituição financeira cooperativa bastante procurada para esse tipo de negócio.

“O governo tem oferecido incentivos fiscais e benefícios para a compra de carros elétricos, tornando-os mais acessíveis e atraentes para os consumidores. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade e o impacto ambiental dos veículos movidos a combustíveis fósseis, o que tem impulsionado a procura por veículos elétricos mais limpos e sustentáveis”, explica Ana Paula Vieira, Assessora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste.

Para a especialista, os avanços na tecnologia dos carros elétricos, como maior autonomia, tem levado a uma maior confiança por parte dos consumidores, estimulando o aumento nas vendas e financiamentos desses veículos. Ela aponta ainda para a redução de custos com um veículo eletrificado. “A longo prazo, os carros elétricos podem custar menos para manter do que os veículos tradicionais a combustão, devido à menor manutenção e custo mais baixo de energia”, acrescenta.

Na hora de fazer a transição de modelo de veículo, o motorista tem buscado prioritariamente taxas de juros competitivas em seus financiamentos, o que resulta em condições mais favoráveis para os que desejam adquirir um carro elétrico.

“Por ser uma instituição financeira cooperativa, o Sicredi pode ter processos de análise de crédito mais flexíveis e acessíveis, facilitando a obtenção de financiamento para a compra de um carro elétrico”, garante Ana Paula Vieira.

 

Símbolos de consumo consciente, os carros elétricos oferecem benefícios significativos, incluindo zero emissões de poluentes, menor dependência de combustíveis fósseis, custos operacionais mais baixos devido à menor manutenção e energia mais barata, além de um desempenho suave e silencioso.

Incentivos fiscais e tecnologia avançada também tornam sua adoção mais atraente. Esses fatores combinados têm se tornado uma escolha sustentável e econômica cada vez mais para muitos consumidores maranhenses.

Sobre o Sicredi – O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com foco no desenvolvimento regional, a Central atende, suporta e apoia as cooperativas filiadas nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Com mais de 2.700 agências em todo o país, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui