
CONVERSA FRANCA
Mais um maranhense na Esplanada
É quase certo que o Maranhão terá um terceiro nome na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
Depois de Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e Juscelino Filho (Comunicações), agora é a vez de André Fufuca, filiado ao PP de Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, mas que tem o senador Ciro Nogueira, até dezembro passado chefe da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro, como outra grande liderança nacional.
É quase certo também que Fufuca será ministro, mas não da pasta sonhada pela sua legenda, a de Desenvolvimento Social, que tem como como carro chefe o Bolsa Família, uma das principais bandeiras do PT, sendo mais provável que seja titular da pasta da Ciência e Tecnologia, ocupada por Luciana Santos, que deve ir para o lugar de Wellington Dias no MDS, e este pode ser convidado e voltar para o Senado, de onde está licenciado.
Caso isto se confirme, Fufuca terá como um dos principais marcas, o Programa Espacial Brasileiro, que envolve o Centro Espacial de Alcântara (CEA), ou seja, pode acrescentar ao seu currículo o extraordinário feito de ter viabilizado a exploração comercial da Base de Alcântara.
Parceria Senai e Defensoria
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) firmaram convênio de parceria para cooperação técnica e realização de cursos profissionalizantes para colaboradores e comunidade assistida pela DPE. Estão sendo disponibilizados os cursos de corte e costura, assistente administrativo e assistente de recursos humanos.
“O nosso objetivo é atingir a comunidade em geral e também o nosso público que é atendido aqui no dia a dia. A gente identifica uma família, uma mulher, enfim, uma pessoa que precisa de uma oportunidade de qualificação para ela romper aquele ciclo da violência, romper com ciclos da miséria. O SENAI sempre é referência em educação e estamos muito felizes com essa parceria que terá muito mais oportunidades ofertadas”, diz a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Andreia Lauande
O diretor regional do Senai-MA, Raimundo Arruda, falou sobre da importância da parceria. “Essa união mostra a preocupação na inclusão dos colaboradores da Defensoria e de pessoas em situações vulneráveis da comunidade, por meio da educação profissional e tecnológica”, ressaltou.
Crime de homofobia. Quem diria!
Indicado para um cargo na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o ex-deputado Jean Willis vai responder – quem diria! – por crime de homofobia. A ação é do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), vítima de ataques preconceituosos só porque decidiu manter as escolas cívico-militares e Willis achou essa medida inadequada para quem tem orientação sexual como a dele e a do governador. É muita intolerância!
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Quando o presidente Lula condena ataques motivados por sentimentos políticos, ele estaria dizendo para seus seguidores pararem de chamar Jair Bolsonaro de genocida, fascista, homofóbico…?
Desmatamento em Mirador
Mirador foi município que mais desmatou no Cerrado em junho deste ano, e 68% de todo o desmatamento se concentrou em apenas 20 propriedades.
O município maranhense havia desmatado apenas 3,5 mil hectares entre janeiro e maio, mas seus números dispararam, chegando a 6 mil hectares perdidos apenas no mês passado, um aumento de 188,5% em trinta dias.
Balsas, por sua vez, foi o segundo no semestre, atrás de São Desidério, na Bahia. Os números são do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).
Planeta saudável
Para orientar as pessoas sobre como cuidar do Planeta, o Consórcio promoveu o curso de costura sustentável na técnica upcycling, com o apoio do Senai e da empresa Fidens.
Oito alunas e um aluno, moradores de Maruaí, receberam certificados de conclusão do curso em um evento realizado na última quinta-feira (13), na sede da União de Moradores de Maruaí. A técnica de upcycling é a prática de reaproveitar materiais já existentes, como tecidos, aviamentos, roupas e várias outras coisas classificadas como “lixo”.
PENSANDO BEM…
O presidente Lula ainda não veio a público esclarecer o sentimento de gratidão à África pelo que os negros escravizados fizeram pelo Brasil. E não precisa, pois aliados, simpatizantes, seguidores e admiradores se encarregam disso.
Movimentação turística
Os efeitos da propaganda sobre as festividades juninas de São Luís foram revelados por uma pesquisa do Observatório do Turismo da Universidade Federal do Maranhão.
Segundo o levantamento, passaram pelo Aeroporto Cunha Machado, 77,3 mil passageiros, marca superada somente por junho de 2013

Crédito empresarial
Dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian mostraram que, no primeiro semestre de 2023, sete das nove unidades federativas do Nordeste registraram queda, exceto Ceará e Maranhão.
Na visão nacional, o indicador mostrou que a procura por recurso financeiro no primeiro semestre de 2023 caiu 3,5% comparado ao mesmo período de 2022, sendo a primeira baixa registrada desde o acumulado dos primeiros seis meses da pandemia, em 2020.
Turismo do Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecomércio) está com quatro excursões programadas para o meses de agosto, setembro e dezembro.
No Maranhão, foram selecionados os destinos Santo Amaro e Betânia e Cassó e Icatu; em São Paulo, os passeio serão na capital, aparecida e Campos do Jordão; e no Mato Grosso, o Pantanal. Os pacotes já estão a revenda e podem ser reservados no site da instituição: https://cliente.sescma.com.br/login.
