
No mês de outubro, oito escolas de São Luís receberam kits de livros e jogos com o objetivo de contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas na Educação Infantil. A doação faz parte de uma das etapas do Projeto Ciranda do Aprender, da Fundação Abrinq com apoio do Instituto Alcoa
O projeto, que teve início em 2016 e está em seu segundo ano, tem como objetivo contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas na Educação Infantil, relacionadas ao raciocínio lógico, leitura e linguagem de alunos matriculados em pré-escolas (entre 4 e 5 anos) das cidades de Poços de Caldas (MG), São Luis (MA) e Juruti (PA).
Na primeira etapa do projeto, educadores das cidades beneficiadas receberam uma formação e também tiveram a oportunidade de trocar experiências e multiplicar o conteúdo com as famílias dos alunos.
“O Instituto Alcoa é um parceiro de extrema importância na execução do Projeto Ciranda do Aprender. A iniciativa já beneficiou 3.927 crianças e capacitou 72 profissionais”, aponta Denise Cesario, gerente executiva da Fundação Abrinq.
Para o Presidente do Instituto Alcoa, Otavio Carvalheira, “o Projeto Ciranda do Aprender contribui com o objetivo do Instituto Alcoa em promover transformações positivas nas comunidades, tendo como base a educação, que impulsiona a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.”
Sobre o Instituto Alcoa – Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativa Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança.
Sobre a Fundação Abrinq – Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Tem como estratégias: o estímulo à responsabilidade social; a implementação de ações públicas; o fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos de crianças e adolescentes.
As escolas participantes em 2017 de São Luís:
- UEB Nossos Amiguinhos
- UEB Maria José Aragão
- UEB Saraiva Filho
- UEB Tiradentes
- UEB Cleonice Lopes
- UEB Dilson Ramos Bessa
- UEB Mário Pereira
- UEB Mary Serrão Ewerton