Fundada pelos Franceses em 1612, São Luís completa 406 anos neste sábado

2482

Conhecida nacional e internacionalmente pelo seu casario colonial, que reúne mais de 3 mil sobrados com fachadas revestidas de azulejos que abrigam espaços culturais, museus, lojas e restaurantes, São Luís comemora neste sábado 406 anos. O coração da cidade, seu Centro Histórico, foi tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade.

A cidade, que foi fundada pelos franceses em 1.612, a cidade é rodeada pelo ambiente natural da baía de São Marcos.

O Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão, no forte que deu origem à São Luís, é um dos símbolos culturais mais importantes da cidade, bem como o Convento das Mercês, o Teatro Arthur Azevedo e a Catedral da Sé.

São Luís preserva uma das heranças da cultura negra mais ricas do país. O Museu do Negro ocupa o antigo mercado de escravos e abriga peças de origem africana e instrumentos musicais.

Entre as manifestações destacam-se o bumba-meu-boi, festa de origem afro-indígena característica do período junino; o tambor-de-crioula; e, mais recentemente, o reggae.

A capital maranhense conta até com um museu temático do ritmo jamaicano que conquistou o Maranhão. Em Vitória, o Museu Capixaba do Negro é um centro estadual de referência à cultura negra, e outro destaque cultural é o Museu do Pescador, voltado principalmente para a relação dos moradores com o mar e o manguezal.

As praias estão entre os atrativos mais procuradas pelos turistas que visitam São Luís e Vitória. Calhau, Olho D’Água e Araçagi são as praias mais procuradas da capital maranhense. Como 32 km de orla, esportes como surfe, futebol de areia, Stand Up Paddle, futevôlei, vôlei de praia, frescobol e kitesurf são populares por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui