General diz que Forças Armadas defendem estabilidade, legalidade e legitimidade

0
1161

Em post no Twitter nesta sexta-feira (20), o Comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, disse que “a Constituição Federal Brasileira há de ser sempre solução a todos os desafios institucionais do país. Não há atalhos fora dela!”. O post foi logo após os comandantes das Forças Armadas terem se reunido com o presidente Michel Temer, para um debate sobre a conjuntura no país.

Segundo notícias do site Defesanet (http://www.defesanet.com.br), os militares estão preocupados com as manifestações políticas no País depois dos últimos acontecimentos, mas entendem que qualquer atuação deve ser limitada às Polícias Militares. Os protestos depois da revelação da delação do dono do JBS, já eram esperados. Embora eles não sejam pequenos, havia avaliação de que poderiam ser muito maiores.

De acordo com o site, a fala de Michel Temer, de que não renunciaria, foi bem-recebida pelos comandantes militares, que viram firmeza em suas declarações. Eles acharam ainda que Temer foi “convincente” e que a contundência de sua fala mostrou a sua indignação.

Militares ouvidos sobre a divulgação do áudio, no entanto, disseram que, embora “não tenha sido considerado favorável” ao presidente, a gravação do encontro do presidente com o empresário Joesley Batista não é “tão comprometedora como se apresentava”, já que se dizia que ele aparecia defendendo a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

De qualquer forma, o fato de Temer ter recebido o presidente da JBS no Palácio do Jaburu, sua residência oficial, e o tom “nada republicano” da conversa do empresário, por exemplo, dizendo que comprava juízes e promotores, sem reação do presidente, foi considerado “muito ruim”. A avaliação é de que a situação do presidente Temer continua “muito delicada” e que todo o desmembramento do caso dependerá da reação das ruas e do Congresso.

Após o encontro com o presidente Temer, o comando do Exército divulgou nota com o seguinte teor:

O Centro de Comunicação Social do Exército informa que na tarde de hoje (19 de maio), convocados pelo Sr. Ministro da Defesa, os três Comandantes de Força compareceram a uma audiência com o Sr. Presidente da República, em que foi discutida a conjuntura atual. No encontro, foi destacada a estrita observância das Forças Armadas aos ditames constitucionais. O General Villas Boas, Comandante do Exército, reafirma que a atuação da Força Terrestre tem por base os pilares da estabilidade, legalidade e legitimidade, e ressalta a coesão e unidade de pensamento entre as Forças Armadas.

(Com dados do Defesanet)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação