Gestão da Universidade Federal se reúne com a prefeitura de Pinheiro para ampliar parcerias

0
53

O prefeito Luciano Genésio afirmou que pretende ampliar a rede municipal de saúde

A gestão superior da Universidade  Federal do  Maranhão (UFMA) esteve reunida, quinta-feira (1º) com o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio. O objetivo do encontro foi estreitar parcerias e o prefeito afirmou que, nos próximos anos, pretende ampliar a rede municipal de saúde.

O reitor Natalino Salgado disse que um dos pontos fortes da pauta foi a possibilidade de os alunos do curso de Medicina serem aproveitados no combate à Covid-19 no município de Pinheiro. O reitor informou a disponibilidade institucional de a UFMA, câmpus de Pinheiro, estar junto das ações e o prefeito se comprometeu de abrir às possibilidades, dentre as quais a vacinação dos alunos do curso de Medicina que poderiam trabalhar nesta ação.

O secretário de Saúde, Fred Lobato, disse que já está sendo feita uma ação de verificar a abertura de espaço para os estudantes trabalharem na linha de frente da Covid. O Diretor de Graduação da UFMA, Jhonatan Almada, solicitou o apoio da prefeitura para que a Universidade seja uma parceira estratégica para Pinheiro, principalmente no tocante à possibilidade das práticas curriculares e aos estágios no sistema municipal de saúde.

Outras possibilidades de parcerias foram levantadas, como a disponibilização da diretoria de Tecnologias da Educação (DTED) da UFMA para dar suporte ao ensino EaD para a prefeitura. O secretário de Indústria, Jovane Amorim, externou a expectativa de que as parcerias possam aumentar. “Ficamos felizes com a possibilidade de essas parcerias alcançarem mais setores”, afirmou. O reitor também se colocou à disposição para que essa parceria seja ampliada. “A universidade está de portas abertas para Pinheiro”, concluiu.

O coordenador do curso de Enfermagem, câmpus de Pinheiro, Luís Fernando Bogéa, enfatizou que o curso é protagonista na inserção da UFMA na atenção básica em Pinheiro. Ele pontuou que a Enfermagem tem uma especificidade diferente, em relação ao curso de Medicina, não tendo a preceptoria e sendo os discentes obrigados, estando em campo, a ser acompanhados pelos professores. A preceptoria no curso de Enfermagem esbarra em uma questão legal. “Nós temos uma excelente inserção na rede de saúde e uma excelente relação com a prefeitura. Muitos dos nossos alunos formados estão trabalhando na rede municipal de saúde, o que é muito importante”, pontuou.

Parcerias – O reitor Natalino Salgado finalizou demonstrando a disposição da Universidade em ampliar as parcerias com o município, inclusive em outras áreas, além da saúde. “O câmpus da UFMA, em Pinheiro, está à disposição da prefeitura para as ações da saúde, assim como o espaço para, se preciso, construir uma Unidade Básica de Saúde”, destacou.

O diretor do câmpus, Alexandre Fonseca, também falou da disponibilidade do câmpus em servir de espaço para vacinação, caso seja necessário. Ele agradeceu as parcerias que já existem entre a UFMA e a Prefeitura de Pinheiro. “Nós temos toda uma estrutura montada para servir à prefeitura, caso ela necessite”, registrou.

A prefeitura ficou de verificar a possibilidade de ser instalado um sistema de vacinação drive thru, no câmpus. A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, também se colocou à disposição para pensar ações da extensão e da cultura para o desenvolvimento do município. Ela aproveitou para apresentar o funcionamento do Programa Máscaras pela Vida, que foi implementado em São Luís, na área Itaqui-Bacanga, por meio de uma parceria público-privado, e que se demonstrou uma ação bastante exitosa.

Estavam presentes, pela UFMA, além do reitor Natalino Salgado, participaram o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos; os pró-reitores Josefa Bentivi (Extensão e Cultura), Isabel Ibarra (Ensino), Walber Pontes (Planejamento, Gestão e Transparência), Fernando  Carvalho (Ageufma), além do diretor ddo câmpus de Pinheiro, Alexandre Fonseca; do coordenador do Curso de Medicina (campus de Pinheiro), Raimundo Nonato Martins; da Chefe de Gabinete, Marize Aranha; da Superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages; do Assessor Institucional, Arkley Bandeira; do Superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Maia, e outros diretores.

Pela parte da prefeitura, além de Luciano Genésio, estavam presentes o secretário de Saúde, Ted Lobato, o Secretário de Administração e Finanças, Milton Sá, o Secretário de Indústria, Comércio, Energia e Turismo (SMICETUR), Jovane Melo Amorim.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação