Girão apresenta requerimento para visita de Zelensky ao Brasil

26

Visita seria para compensar “dificuldades diplomáticas”

Recém-empossado membro da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o senador Eduardo Girão (Novo) pediu em um requerimento apresentado na semana passada que o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, seja convidado a vir ao Brasil.

Girão afirma que a visita de Zelensky aconteceria para debater “a dificuldade que a Ucrânia tem enfrentado em estabelecer relações diplomáticas com Brasil, demonstrada pela demora do governo brasileiro em convidar o chanceler ucraniano, Dmitry Kuleba, para visitar o país”.
De acordo com a coluna de Lauro Jardim em O Globo, o senador justifica que Andrei Melnyk, embaixador da Ucrânia no Brasil, afirmou aguardar há seis meses que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpra um acordo estabelecido no ano passado e convide o chanceler ucraniano para visitar o Brasil.
Girão ainda ressalta que, em menos de um ano, o chanceler russo Sergei Lavrov já foi recebido duas vezes pelo governo.
Lula e Vladimir Zelensky na reunião em Nova York. EUA, 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2023
Lula e Zelensky teriam dificuldades de relacionamento
O Itamaraty já se posicionou diversas vezes sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia e expressou sua neutralidade diante da situação.

Brasília escolheu não enviar armas a Kiev ou aplicar sanções contra Moscou, ao mesmo tempo, no âmbito das resoluções elaboradas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas apoiou as que pediam cessar-fogo imediato e fim das hostilidades.

(Agência Sputnik)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui