Globo reage a agressão de Bolsonaro e diz não fazer patifaria

484

A Rede Globo reagiu, em nota, ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, que acusou a emissora de fazer canalhice ao tentar vinculá-lo com a morte da ex-vereadora Marielle Franco. De acordo com nota da emissora, a Globo fez, “como sempre”, jornalismo com seriedade.

Nesta terça-feira (29), o Jornal Nacional veiculou reportagem que faz menção ao nome de Bolsonaro no processo que investiga a morte de Marielle Franco. A Polícia Civil do Rio de Janeiro teve acesso ao caderno de visitas do condomínio Vivendas da Barra, na Zona Oeste do Rio, onde têm casa o presidente e o ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado da morte da vereadora do PSOL.

No dia 14 março de 2018, horas antes do crime, o ex-PM Élcio Queiroz, outro suspeito do crime, anunciou na portaria do condomínio que iria visitar Jair Bolsonaro e acabou indo até a casa de Lessa. Na mesma e horário, porém, Bolsonara, ainda deputado, estava na Câmara Federal, versão também mostrada pela reportagem da TV Globo.

Veja, abaixo, a íntegra do comunicado divulgado pela emissora:

A Globo não fez patifaria nem canalhice. Fez, como sempre, jornalismo com seriedade e responsabilidade. Revelou a existência do depoimento do porteiro e das afirmações que ele fez. Mas ressaltou, com ênfase e por apuração própria, que as informações do porteiro se chocavam com um fato: a presença do então deputado Jair Bolsonaro em Brasília, naquele dia, com dois registros na lista de presença em votações.

O depoimento do porteiro, com ou sem contradição, é importante, porque diz respeito a um fato que ocorreu com um dos principais acusados, no dia do crime. Além disso, a mera citação do nome do presidente leva o Supremo Tribunal Federal a analisar a situação.

A Globo lamenta que o presidente revele não conhecer a missão do jornalismo de qualidade e use termos injustos para insultar aqueles que não fazem outra coisa senão informar com precisão o público brasileiro. Sobre a afirmação de que, em 2022, não perseguirá a Globo, mas só renovará a sua concessão se o processo estiver, nas palavras dele, enxuto, a Globo afirma que não poderia esperar dele outra atitude. Há 54 anos, a emissora jamais deixou de cumprir as suas obrigações”

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui