Governador destaca independência para o desenvolvimento
Dia da Independência do Brasil foi marcado em São Luís pelo tradicional desfile das forças militares no bairro Areinha neste sábado (07). As forças militares desfilaram pela Avenida Vitorino Freira, a apresentação incluiu o aparato da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
O governador Carlos Brandão, acompanhado da primeira-dama Larissa Brandão e dos dirigentes das forças estaduais de segurança pública, prestigiou o evento. Ele destacou a contribuição da independência para o desenvolvimento do país nesses 202 anos.
“Os Poderes [Executivo, Legislativo e Judiciário] precisam estar presentes para fortalecer a data e referendar a importância desse evento histórico e que permitiu ao Brasil avançar na parte social, econômica e política, fortalecendo a nossa democracia. Por isso, eu faço questão de estar presente, isso demonstra a importância dessa data e possibilita reflexão”, assegurou.
A PMMA foi representada por um contingente de 840 policiais e alunos da corporação. Três pelotões de cadetes e praças em formação – um da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) e dois do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) – participaram do desfile, assim como três companhias de alunos do Colégio Militar Tiradentes I.
O Corpo de Bombeiros participou com 230 militares dos batalhões de Busca e Salvamento, Bombeiros Marítimos, pelotões das unidades operacionais da região metropolitana e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Também participaram do desfile os cadetes da Academia de Bombeiros Militar Josué Montello e militares do grupamento Dragões do Fogo, além de mil alunos do Colégio Militar 2 de Julho e 210 integrantes dos programas sociais Bombeiro Mirim e Melhor Idade.
Apresentação de veículos das forças estaduais de segurança
O desfile contou ainda com apresentação de veículos utilizados pelo sistema estadual de segurança pública. Além da frota composta por carros e motos da Polícia Militar, houve destaque especial para a passagem de veículos históricos da corporação como um jipe e um fusca. Já o Corpo de Bombeiros, levou viaturas motorizadas, como caminhões de combate a incêndio e a escada Magirus, com alcance de 36 metros de altura. O desfile foi regido pelas bandas de música da Polícia Militar, Estado-Maior Geral e da Guarda Bandeira.