Flávio Dino suspende funcionamento de bares e de restaurantes nos municípios da Ilha

1846

Medida vale a partir da próxima segunda-feira em toda Ilha

AQUILES EMIR

O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou na manhã desta sexta-feira (12) os serviços de bares e restaurantes nos quatro municípios da Ilha de São Luís – capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e São José de Ribamar – pelo período de uma semana. A suspensão começa na próxima segunda-feira (15) e se estende até o dia 21 de março.

Durante esse período, os estabelecimentos só poderão funcionar pelo sistema delivery, isto é, por encomenda, podendo a compra ser retirada no local ou entregue ao cliente em sua residência ou trabalho.

O governador justificou a não entrada em vigor, de imediata, porque muitos podem ter feito estoques para o fim de semana e corriam risco de ter prejuízo.

Para compensar as perdas que poderão ser sentidas neste período, o governador anunciou a criação de dois auxílios emergenciais, um voltado para a classe artística no valor de R$ 600,00 e outro, para as micro e pequenas empresas, no valor de R$ 1 mil.

Governador Flávio Dino anunciou as novas medidas restritivas nesta sexta-feira

De acordo com o governador, a medida torna-se necessária porque a capital e demais municípios da Ilha está à beira de um colapso na rede hospitalar e o setor de gastronomia é que o mais proporciona transmissão do vírus porque permite a presença de clientes sem uso de máscaras, já que vão beber e comer.

Para terem direito ao auxílio empresarial, os bares e restaurantes terão de fazer um pedido à Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e terão seus dados cruzados com os da Receita Estadual a fim de serem confirmados CNPJ, endereço, ramo de atividade etc. Quanto aos artistas, o governador informou que eles terão de estar cadastrados na Lei Aldir Blanc.

Após o anúncio, o governador disse que não iria fazer um apelo, mas implorar pelo bom senso, pois as pessoas, entende, precisam ficar em casa, evitar estar circulando, pois esta é uma das melhores maneiras de combater a pandemia. Pediu ainda que as pessoas não andem sem máscaras e que os estabelecimentos recusem que insistir em não usar.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui