Governadora interina Iracema Vale interina faz visita ao Hospital da Ilha, em São Luís

62

Unidade poderá ser referência em tratamento de queimados

Nesta sexta-feira (17), a governadora interina, Iracema Vale, acompanhada do secretário estadual da Saúde, Tiago Fernandes, visitou as instalações do Hospital da Ilha, no bairro do Turu, em São Luís. O grupo vistoriou as dependências do hospital e esteve, dentre outras áreas, na Unidade de Tratamento de Queimados, que será o primeiro centro especializado no cuidado a queimaduras no estado.

O setor faz parte da expansão do Hospital da Ilha, que está com obras em andamento, realizadas pelo governo do Estado.

“Essa Unidade de Tratamento de Queimados representa um avanço, pois, nós, agora, somos o segundo estado do Nordeste a disponibilizar este serviço à população. Significa o comprometimento do governo Carlos Brandão, fazendo grandes investimentos com muita responsabilidade. O Hospital da Ilha é referência e acolherá muito bem a população do Maranhão”, pontuou a governadora em exercício, Iracema Vale.

Tratamento de Queimado – A Unidade de Tratamento de Queimados conta com leitos exclusivos. Uma equipe multiprofissional ficará encarregada de cuidar de pacientes vítimas deste tipo de situação. A unidade contará com vários equipamentos de alta tecnologia, dentre os quais a câmara hiperbárica, que vai proporcionar um tratamento mais evoluído nos casos de queimaduras, para a cicatrização dos ferimentos.

No Maranhão, aparelho desse porte só existia na rede particular de saúde. Com o que está sendo garantido pelo governo, o estado passa a contar com dois equipamentos desse tipo, e que agora estará disponível aos pacientes na rede pública.

“O Hospital da Ilha é um grande gigante do Sistema Único de Saúde no Maranhão. Desde o ano passado, temos inaugurado serviços de saúde nesta unidade e, este ano, novas assistências serão oferecidas à população do Maranhão. Acompanhamos os ajustes finais da Unidade de Tratamento de Queimados, que será referência para este tratamento no estado. Antes, o Maranhão tinha como referência outros estados da federação, mas, agora, esse serviço será oferecido aqui no Hospital da Ilha, para os maranhenses e pessoas de outros estados que buscarem este atendimento”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

“Este é um hospital muito importante. Já inauguramos duas etapas desta obra e a próxima será a Unidade de Tratamento de Queimados. Visitamos o setor e verificamos o andamento dos serviços e da instalação de equipamentos. Destacamos a instalação da câmara hiperbárica desta unidade, que irá agilizar a cicatrização de pacientes vítimas de queimaduras. Mais uma inauguração importantíssima do governo do Maranhão”, informou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe.

As obras na Unidade de Tratamento de Queimados estão em fase final e quando a ala estiver funcionando, vai acolher tanto pacientes adultos quanto crianças. A previsão é que esta unidade seja inaugurada ainda este semestre.

Referência – O Hospital da Ilha está se consolidando como a maior estrutura de saúde do estado, desde sua inauguração, em março do ano passado. Na parte estrutural e no atendimento ao público, o hospital conta com particularidades em relação a outras unidades de saúde, com especialidades cirúrgicas e, também, sistema de automação da climatização, detalhes e características da obra executada para garantir excelência no cuidado aos maranhenses.

Atenderá na urgência e emergência e, também, cirurgias eletivas em algumas especialidades como cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, neurocirurgia, ortopedia, cardiologia, vascular, odontologia, oftalmologia, bucomaxilofacial, cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgia pediátrica. Além disso, serão mil profissionais habilitados para executar tratamentos e realizar esses atendimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui