Governo do Estado inicia obras no Aeroporto de Barreirinhas para receber novos voos comerciais

240

Operações são necessárias para melhorar segurança operacional 

A Secretaria da Indústria e Comércio iniciou, na quinta-feira (09), as obras de ampliação e adequação do Aeroporto de Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses. O objetivo é realizar as intervenções necessárias para melhorias na infraestrutura e segurança operacional, garantindo áreas dedicadas a novos voos comerciais e para que seja solicitada a mudança de categoria, que vai habilitar operar 24 horas por dia.

O início dos trabalhos foi acompanhado pelo secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior. Presentes, também, o gestor do Departamento de Aeroportos da Seinc, Shirlei Aparecido Alves; Liz Martins, que é diretora de Operações da Esaero, empresa contratada pelo Governo do Estado e que administra o Aeroporto; o secretário municipal de Meio Ambiente de Barreirinhas, Carlos Kerluylys; e Reges Reis, secretário Adjunto Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barreirinhas.

Para o secretário Cassiano Pereira Junior, as intervenções devem potencializar a região. “Uma das diretrizes do governador Carlos Brandão é um plano de expansão e restruturação dos aeroportos e aeródromos, como o de Barreirinhas, para que, em breve, possamos receber voos maiores e novas rotas, contribuindo para o aquecimento do empreendedorismo, do turismo e demais potencialidades que a região oferece”, afirmou.

As intervenções incluem o reparo e manutenção na pista de pousos e decolagens; nova sinalização horizontal, pista de táxi e pátio de estacionamento de aeronaves; reparo no sistema de drenagem e manutenção das áreas verdes; ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves; e a disponibilização de aéreas comerciais para instalação de hangares e posto de abastecimento de aeronaves.

Além da implantação do sistema de balizamento noturno e a iluminação do pátio de estacionamento de aeronaves, o Aeroporto terá uma nova via de acesso para serviços de segurança patrimonial, operacional e do canal de inspeção (ampliação de equipamentos de raio x, detector de metais, entre outros); e, também, a homologação e operação da estação meteorológica de superfície automatizada.

Após as adaptações estruturais, serão realizados os trâmites para a mudança de categoria e certificação do Aeroporto de Barreirinhas, para que possa operar 24 horas por dia, recebendo pousos e permitindo decolagens de aeronaves da aviação geral, comercial, regular e cargas. As ações estão previstas para conclusão até o final do primeiro semestre deste ano.

Voos comerciais – Após articulação do Governo do Maranhão, por meio da Seinc e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), desde setembro do ano passado o Aeroporto de Barreirinhas integra a rota comercial da Azul Linhas Aéreas, que opera a Rota das Emoções.

Diariamente, o voo da Azul parte de Aracati, no Ceará, com destino a Fortaleza; da capital cearense, o voo decola para Jericoacoara; a parada seguinte é em Parnaíba, já no Piauí e, de lá, o voo segue para Barreirinhas. A última parada é em São Luís. No sentido contrário, o voo de volta parte da capital maranhense e cumpre o mesmo trajeto. Toda a rota é realizada a bordo da aeronave Cessna Grand Caravan, em uma experiência única de explorar as belezas do litoral nordestino.

Em reunião realizada no dia 18 janeiro deste ano, o governador Carlos Brandão recebeu o gerente de Relações Institucionais da Gol, Ciro Camargo, para tratar das operações da companhia aérea no Maranhão e da expansão dos voos. Na ocasião, foi articulado o início da operação em Barreirinhas, com voo partindo de São Paulo, previsto para esse ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui