Governo e prefeitura debatem ações para fortalecimentos da Educação

674

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) reuniu, nesta sexta-feira (27), dezenas de prefeitos e secretários municipais de educação com o objetivo de debater o fortalecimento institucional de um regime de colaboração com as redes municipais de educação, focando na qualidade do ensino e da aprendizagem a partir do alinhamento das metas educacionais.

No ‘Encontro de Políticas Educacionais com Secretários Municipais de Educação’ os participantes puderam conhecer mais sobre os programas e ações desenvolvidas pelo Governo do Maranhão no âmbito da educação maranhense e como participar dessas ações, beneficiando estudantes em todas as regiões do Maranhão. As ações estaduais foram apresentadas pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“Este é um momento ímpar que vivenciamos em nosso Estado, onde um governo demonstra-se preocupado em melhorar a educação do Maranhão. Além de apresentarmos nossas ações, deixamos para todos os gestores a mensagem de que precisamos trabalhar juntos, pois a educação é uma construção coletiva. O regime de colaboração, previsto inclusive na Constituição Federal, é fundamental para que possamos avançar na área da educação”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.

O desenvolvimento de ações efetivas em regime colaboração com os municípios foi iniciado ainda em 2015 e tem gerado resultados positivos na educação do Maranhão. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em setembro do ano passado pelo Ministério da Educação (MEC), mostra os efeitos do modelo de gestão realizado no governo Flávio Dino, que tem apoiado os municípios. O Ideb aponta um crescimento nas redes municipais de ensino do Maranhão de 4,2 em 2013, para 4,3, em 2015.

Nalva Alexandre, que é secretária de Educação de São Roberto, destacou a importância do evento para todos os gestores, principalmente para os secretários municipais que iniciaram agora seus trabalhos à frente da Educação de seus municípios. No município, as escolas estão sendo construídas no assentamento João do Vale e no povoado Centro Novo.

“É uma forma de adquirirmos mais conhecimento sobre os programas do Estado e ter esse contato mais próximo com o secretário de Educação e outros secretários municipais, trocando experiências e informações. Tenho certeza que com esse trabalho conjunto conseguiremos melhorar os nossos índices”, disse Nalva Alexandre.

A prefeita de São João do Soter, Josa Silva, também declarou que a reunião foi realizada em um momento oportuno.

“O secretário [Felipe Camarão] e o governador Flávio Dino acertam quando chamam todos os prefeitos para conversar e se colocam à disposição dos municípios que estão enfrentando muitas dificuldades. Fiquei muito feliz com a reunião. São João do Sóter já foi contemplado com duas escolas dignas que estão em fase de acabamento. No Maranhão temos um número muito grande de escolas de taipa e essa substituição melhora o acesso dos alunos à escola, que com certeza vão ter condições de aprender melhor, e os professores vão se empenhar mais e produzir mais”, afirmou a prefeita.

O secretário de Educação de Bacuri, Jorge Aidson Santos, ressaltou que o trabalho em conjunto entre Estado e municípios fortalece o desenvolvimento da educação. “Um evento bom, interessante, formativo e informativo. A parceria entre Governo do Estado e prefeituras é muito importante para o desenvolvimento e qualidade da educação”, declarou.

“Este momento é impar, porque é o momento em que o Governo do Estado, em contato com o município, traz a sua linha de atuação para o alinhamento e o desenvolvimento de uma política educacional”, comentou o promotor de Justiça da Promotoria Especializada na Defesa da Educação, Paulo Silvestre Avelar Silva, que também acompanhou o evento.

O evento teve a parceria da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA) e proporcionou a discussão sobre temas como: transporte escolar, Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação (PEE), calendário escolar, termo de cooperação com os municípios, regularização de fluxo escolar, Bolsa Família, alfabetização, estrutura das redes municipais de educação, convênios, assessoria técnico-pedagógica com formação dos professores, dentre outros. Durante a tarde, os gestores puderam esclarecer dúvidas com atendimento individual, que foi realizado na sede da Seduc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui