Governo facilita consultas especializadas para o público masculino no Novembro Azul

22

Atendimentos são no Coroadinho, Vinhais e Diamante

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) está facilitando, durante todo estado mês, como parte das ações do Novembro Azul, atendimento ambulatorial do público masculino com 40 anos ou mais para a prevenção ao câncer de próstata. Os atendimentos são nas Policlínicas Coroadinho, Vinhais e Diamante por demanda espontânea com marcação presencial em uma das unidades e nas demais unidades, o atendimento é feito através do encaminhamento médico.

O comerciante Antônio Macêdo, 64 anos, aproveitou a iniciativa e buscou atendimento na Policlínica Diamante. “Fiquei sabendo pelo jornal e, como a campanha diz, quem ama se cuida por inteiro, e é isso que eu vim fazer aqui hoje: me cuidar. Há 10 anos não fazia o exame de próstata e agora estou retornando para fazer esse acompanhamento. Cuidar da saúde do homem é muito importante e poucas pessoas são esclarecidas quanto a isso”, disse o comerciante.

Opinião compartilhada pelo ajudante de pedreiro Joselito de Sousa, de 56 anos. “Os casos de câncer aumentam cada dia mais e têm matado cada vez mais pessoas. Por isso, há quatro anos já faço meu acompanhamento urológico”, contou Joselito.

O urologista Candilberto Filho destaca que o homem deve buscar auxílio médico em qualquer situação. “Somente no ano passado, mais de 40 homens morreram por dia devido ao câncer de próstata. A chance de cura do câncer de próstata ultrapassa os 90% quando esse homem vai ao médico. Por isso, a orientação é que o acompanhamento seja constante e não só quando houver alguma dor”, alertou.

“Desde o lançamento da campanha Novembro Azul, os pacientes homens acima de 40 anos podem se encaminhar à unidade, onde serão direcionados ao Serviço Social, onde passam por uma triagem e já saem com a solicitação do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) para colher no laboratório e a consulta com a nossa equipe de urologia marcada para as agendas do mês de novembro, independente de encaminhamento do SUS”, explicou a diretora geral da Policlínica Diamante, Chesluzia Farias.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, que esteve nesta quarta-feira (9) acompanhando os atendimentos na Policlínica Diamante, ao longo dos últimos anos o Maranhão expandiu toda a sua rede de saúde, inclusive dos serviços voltados para a saúde masculina.

“Ampliamos as ofertas de cardiologia e urologia na nossa Rede de Policlínicas, serviços que estão à disposição para o cuidado da saúde masculina. Agora, é importante que façamos essa mobilização, inclusive através da Atenção Primária dentro dos seus territórios. Precisamos quebrar preconceitos e paradigmas para que a população masculina não deixe de procurar a unidade de saúde somente quando apresentar sintomas”, destacou o secretário Tiago Fernandes.

Dia D – Na sexta-feira (11), será realizada, na Policlínica Diamante, o “Dia D” da Campanha Novembro Azul. A partir das 14h, acontece uma palestra com o urologista Dr. Minerval que falará sobre a saúde do homem e a importância do cuidado preventivo. Neste dia, será oferecido, ainda, triagem com aferição de glicemia e pressão arterial, além de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Rede de referência – Apesar do acesso facilitado durante a campanha, a Rede Estadual de Saúde oferece durante todo ano esses atendimentos. Dentre os equipamentos que oferecem atendimento especializado em Urologia em São Luís, estão as Policlínicas Diamante, Vinhais, Coroadinho e do Idoso; e os Hospitais Genésio Rêgo, de Câncer do Maranhão, Dr. Carlos Macieira (HCM) e Aquiles Lisboa (HAL).

No interior do estado, a assistência pode ser encontrada nos Hospitais Macrorregional Tomás Martins (Santa Inês), Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Caxias), Macrorregional Alexandre Mamede Trovão (Coroatá), Regional de Chapadinha, Regional de Barra do Corda, Regional Alarico Nunes Pacheco (Timon) e Regional Dr. Rubens Jorge (Lago da Pedra).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui