Governo inicia campanha de vacinação contra a poliomielite nesta segunda

1

Meta é vacinar pelo menos 95% das crianças

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta segunda-feira (27), a abertura da Campanha de Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, na Policlínica Vinhais, em São Luís (MA). A campanha procura ampliar as coberturas vacinais e segue até 14 de junho deste ano.

A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças. Cerca de 419.561 de crianças de um ano a menores de cinco anos devem ser vacinadas com a vacina oral poliomielite (VOP) no Maranhão, desde que tenham recebido as três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação. Crianças até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas com a VIP (injetável).

Na rede estadual de saúde, as salas de vacinação nas Policlínicas Cidade Operária, Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão, além do Hospital Aquiles Lisboa, funcionam de 8h às 18h, e aos sábados, nas Policlínicas da Cidade Operária e Vinhais, das 8h às 12h. Nos municípios maranhenses, o público pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É necessário apresentar o documento oficial com foto e a carteira de vacinação.

Poliomielite – A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.

Serviço

    • Campanha de Nacional de Vacinação contra a Poliomielite
    • Abertura: nesta segunda (27), às 8h30.
    • Local: Policlínica Vinhais, em São Luís.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui