O Grêmio garantiu vaga nas quartas de final da Copa Libertadores, na noite desta terça-feira (28), ao superar o Estudiantes, no segundo jogo das oitavas de final da competição, em Porto Alegre (RS). No tempo normal, a equipe gaúcha venceu por 2 a 1, resultado que levou o jogo para as cobranças de pênaltis, pois igualou ao placar do jogo de ida, em Quilmes, na Argentina.
Empurrado pela torcida que lotou a sua Arena, o Grêmio começou pressionando a equipe argentina, e abriu o placar aos 5 minutos de bola rolando, quando Everton desviou a bola, com estilo, do goleiro Andújar. Dois minutos depois, porém, os argentinos responderam com Lucas Rodríguez, que empatou a partida, numa falha gritante da defesa, principalmente do zagueiro Geromel.
Nos últimos minutos da partida, quando tudo se encaminhava para a classificação dos visitantes, saiu o gol da virada. Aos 46, Luan cobrou uma falta na cabeça de Alisson, que desviou para o gol. A bola bateu no travessão e morreu no fundo das redes.
Nas cobranças, o Grêmio venceu o Estudiantes por 5 a 3. Com o resultado, o Tricolor segue para a próxima fase da Copa Libertadores da América e enfrenta o Atlético Tucumán.
Cobranças de pênaltis:
- A primeira cobrança foi feita por Maicon, que mandou no ângulo direito de Andújar.
- Lucas Rodríguez cobrou para o Estudiantes, chutando de chapa no canto esquerdo.
- Everton converteu a segunda penalidade, no canto direito do arqueiro argentino.
- Campi cobrou para os adversários e isolou a cobrança, chutando por cima do travessão.
- A terceira cobrança gremista foi feita por Jael. O centroavante deslocou Andújar e mandou com classe para o canto direito.
- O zagueiro Noguera marcou para o Estudiantes.
- Alisson, autor do gol, chutou com categoria e mandou no canto direito.
- Lugüercio converteu o pênalti, encostando no placar.
- André cobrou o quinto pênalti, mandando no canto esquerdo do arqueiro argentino.
(Com dados do Grêmio e foto de Lucas Uebel/Grêmio FBPA)