Há 40 anos, começava um dos maiores empreendimentos do Maranhão: Consórcio Alumar

0
506

O Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), formado pela Alcoa, Rio Tinto e South32, completa nesta sexta-feira (31), 40 anos. O plantio de uma muda de Ipê, no dia 31 de julho de 1980, marcou o início do empreendimento, marcado por investimentos, parcerias culturais, pesquisas científica, geração de emprego e renda, qualificação profissional e ações sustentáveis na fabricação da alumina, ações que contribuem com o desenvolvimento social e econômico do estado.

De maneira ativa e participativa, a Alumar conquistou excelência operacional por meio do absoluto respeito pela vida, diversidade, meio ambiente e sustentabilidade, além de intensa participação nas comunidades com foco nas áreas da educação, geração de emprego e renda e engajamento.

Ao longo dessas quatro décadas, o Maranhão viu sua economia ganhar um novo impulso com a instalação da Alumar, ao receber um dos maiores projetos privados na área industrial até então implantado no país. O investimento total na planta, desde a inauguração, ultrapassa os US$ 5.4 bilhões propiciando, sobretudo aos maranhenses, capacitação profissional, emprego e oportunidades de negócios.

O Consórcio reconhece em suas pessoas a razão de seu sucesso. O Consórcio promove a gestão da diversidade e incentiva uma cultura de estímulo ao conhecimento e de inclusão. Segundo o diretor do Consórcio, Helder Teixeira, “a presença dos colaboradores, comunidade e população na vida diária da Alumar nos enche de orgulho, ao mesmo tempo que aumenta a nossa responsabilidade em relação ao nosso sucesso, cujo sentido é também o triunfo pessoal e profissional de cada um”.

A Alumar tem hoje em seu efetivo cerca de 90% de mão de obra maranhense e tem trabalhado junto às empresas prestadoras de serviços para garantir que grande parte dos colaboradores que atuam nas áreas da fábrica sejam moradores das comunidades vizinhas à planta. Esse número expressivo confirma o compromisso e apoio ao desenvolvimento local.

A empresa também contribui com o desenvolvimento social e econômico da região por meio de apoio à cultura, saúde, educação, treinamentos e cursos profissionalizantes que se somam às iniciativas do Instituto Alcoa que, em 2020, completou 30 anos de apoio em prol das comunidades. Há três décadas, essa parceria vem desenvolvendo e transformando coletivamente as comunidades de São Luís, a fim de torná-las mais inclusivas e menos desiguais.

Parcerias – Essas iniciativas beneficiaram ao longo dos 40 anos, centenas de milhares de pessoas e organizações como o Banco de Leite Humano, Hospital da Mulher, a construção do Centro de Ensino Professor Mário Meireles (única escola de ensino médio da área rural), Unidade de Saúde 24h na Zona Rural e construção da Casa Familiar Rural. Os investimentos sociais ultrapassaram R$ 22 milhões de reais nos últimos 10 anos.

Em harmonia com o complexo industrial, está o Parque Ambiental que completou 24 anos, no dia 30 de julho. Em uma área de 1.800 ha que abriga mais de 200 espécies da flora e uma enorme variedade da fauna local esse projeto pioneiro no estado é a maior reserva de preservação da biodiversidade da ilha. Desde que foi inaugurado, o Parque Ambiental recebeu mais de 160 mil visitantes entre estudantes, professores, familiares e comunidades vizinhas, tornando-se um centro de referência em educação ambiental, preservação e pesquisa.

O Consórcio possui um sistema de gestão integrado que engloba a gestão de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente, gestão social e foi estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Iniative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio, onde atesta o trabalho consistente da empresa em produzir alumina de forma responsável e sustentável.

A Alumar está colocada entre as empresas da mais alta reputação nos mercados mundiais; um compromisso com uma produção capaz de suprir as demandas operacionais, sem comprometer os recursos necessários para o abastecimento futuro, uma sintonia entre sucesso econômico, conservação ambiental e responsabilidade social.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação