Há três meses encalhado na costa maranhense, navio Stellar Banner vai para o fundo mar

2
516

ANDRÉ RICHTER

A Marinha do Brasil realizou nesta sexta-feira (12) o afundamento do navio mercante Stellar Banner, que estava encalhado na costa do Maranhão há três meses devido a uma fissura no casco. A embarcação estava a serviço da Vale e carregava toneladas de minério de ferro, que foram retiradas antes do procedimento. 

De acordo com o Comando do 4° Distrito Naval, o afundamento ocorreu por volta das 10h e seguiu normas internacionais de segurança ambiental. A operação foi realizada após o navio ter sido rebocado para uma região de águas profundas.

O Stellar Banner, encalhado a 100 quilômetros da costa do Maranhão com cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro e 3,8 mil toneladas de óleo
O Stellar Banner, encalhado a 100 quilômetros da costa do Maranhão (Divulgação: Marinha do Brasil)

Segundo a Marinha, uma equipe será mantida na área por três dias para monitorar eventuais objetos que possam se soltar do navio e evitar que manchas de óleo possam se espalhar.

Uma aeronave contratada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que também acompanhou a operação, também vai continuar no local.

(Agência Brasil)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite.
    Ao invés de afunda-lo não seria melhor tentar recuperar o navio para ser usar como ponto turístico ou um hotel flutuante?
    Acho que haveria possibilidade de usá-lo de alguma forma.

Comments are closed.