Helicóptero Ingenuity, da Nasa, faz nesta segunda-feira voo teste com êxito em Marte

0
134
Concepção artística do veículo voador Ingenuity da Mars2020

Manobra era esperada com grande expectativa

Um pequeno helicóptero espacial Ingenuity, da agência espacial norte-americana, a Nasa, subiu aos céus de Marte às 07h50 (horário de Brasília). A manobra era esperada com grande expectativa pelos controladores da missão, devido à fina atmosfera marciana.

Os primeiros dados recebidos informavam que tudo ocorreu como previsto e pouco depois chegou a confirmação de que o teste foi executado com perfeição.

As imagens transmitidas pela Nasa mostram a equipe comemorando, depois de terem recebido as primeiras informações e um pequeno vídeo, registrado pelo rover Preserverance, revelando o pequeno voo do Ingenuity.

De acordo como a equipe da Nasa, o helicóptero fez um curto voo vertical e subiu a uma velocidade de 28 metros.

Uma entrevista coletiva dos controladores da missão está prevista para as 15h, quando eles darão mais detalhes sobre o voo teste.

Operação – Essa operação em Marte é comparada ao primeiro vôo de um veículo motorizado na Terra, em 1903, pelos irmãos Wright.

Na verdade, o Ingenuity carrega a bordo um pedaço de pano desse avião que decolou há mais de um século na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Independentemente do resultado, após um mês ou menos, o experimento Ingenuity será interrompido e o rover Perseverance voltará à sua tarefa principal, que é procurar vestígios de vida antiga em Marte.

  • (Agência Brasil com informações da RTP – Rádio e Televisão de Portugal)

 

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação