Hospital dos EUA diz que desenvolveu vacina “100% brasileira” anunciada pelo Butantan

694

Instituto Butantan omitiu a origem dos estudos norte-americanos

Anunciada nesta sexta-feira (26) como a primeira vacina 100% a Butanvac, ao contrário do que informou o  Instituto Butantan, não foi desenvolvida no Brasil, mas nos Estados Unidos. O Hospital Mount Sinai, de New York, disse nesta sexta-feira que cedeu os estudos ao instituto brasileiro para fabricar o imunizante em um sistema de licenciamento “royalty-free”.

No anúncio desta manhã, o Governo de São Paulo não fez qualquer menção ao hospital norte-americano a outros parceiros internacionais.

O Mount Sinai divulgou nota na qual trata o Butantan como um parceiro. “É importante ter um fabricante de vacinas experiente, que saiba como conduzir testes clínicos e produzir/distribuir a vacina de forma eficaz. Estamos convencidos de que o Butantan é o parceiro certo para nossa vacina“, disse.

Abaixo, a íntegra de nota divulgada pelo Butantan:

“O Instituto Butantan esclarece que a produção da ButanVac, primeira vacina brasileira contra o novo coronavírus, é 100% nacional, conforme anunciado na manhã desta sexta-feira, 26/3, em coletiva de imprensa. É importante ressaltar que a ButanVac é e será desenvolvida integralmente no país, e o consórcio internacional tem um papel importantíssimo na concepção da tecnologia e no suporte técnico para o desenvolvimento do imunobiológico, algo imprescindível para uma vacina segura e eficaz. No Brasil, o desenvolvedor da vacina é o Instituto Butantan. A vacina, portanto, é brasileira e dos brasileiros. A matéria publicada pela Folha de S. Paulo traz a comunicado não oficial de um pesquisador de instituição norte-americana. A instituição não autorizou a divulgação de seu nome em comunicados oficiais do Butantan sobre a nova vacina. Comunicados conjuntos serão feitos pelos integrantes do consórcio no momento oportuno, incluindo a instituição citada pela Folha. A vacina é do consórcio. A ButanVac é brasileira”.

(Com informações do G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui