Hospital Universitário da UFMA realiza primeiro transplante de coração no Maranhão

95

Paciente apresenta boa evolução clínica

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), protagonizou um feito histórico na medicina maranhense ao realizar, na última sexta-feira (04), o primeiro transplante de coração do estado. O procedimento marca um avanço na capacidade instalada do hospital para cirurgias de alta complexidade e amplia as possibilidades de tratamento para pacientes cardíacos no estado.

O paciente transplantado, um homem de 68 anos, havia sido inscrito na fila de espera há apenas 19 dias. Após criteriosa avaliação e logística especializada, a cirurgia foi conduzida com êxito e, até o fechamento desta matéria, o paciente apresenta boa evolução clínica, respira espontaneamente e está estável.

O sucesso do transplante foi resultado de uma articulação eficiente entre diversas unidades assistenciais e administrativas do HU-UFMA, que atuaram em plena sinergia para viabilizar todas as etapas do processo — da captação do órgão ao cuidado no pós-operatório, a ação também contou com o apoio da Central Estadual de Transplantes.

“Esse é um objetivo que foi concretizado agora, mas que o Hospital Universitário vinha buscando há muito tempo. Fomos muito felizes na realização do procedimento, e toda a equipe se empenhou de forma intensa para que esse transplante se tornasse possível”, afirmou o cirurgião cardíaco do HU-UFMA , Joseval da Silva Lacerda.

“O que mais me chamou atenção foi a vontade das pessoas de trabalhar, esse desejo genuíno de acertar. Iniciativas como essa precisam chegar, cada vez mais, a regiões como a nossa, no Nordeste, onde a criatividade e o empreendedorismo são praticamente uma necessidade. O que fica, ao final, é o estímulo, a certeza de que isso precisa continuar. Deu certo.” — celebrou o Juan Cosquillo Mejia.

“Esse momento histórico é, sem dúvida, uma vitória da saúde pública do Maranhão e uma esperança renovada para os pacientes que aguardam por um novo coração”, destacou a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages.

Com este primeiro transplante cardíaco, o HU-UFMA reafirma seu compromisso com a inovação, a excelência acadêmica e o cuidado humanizado, colocando o Maranhão no mapa nacional dos estados aptos à realização desse tipo de procedimento de alta complexidade.

A cirurgia envolveu diferentes especialidades médicas e contou com a atuação dos seguintes profissionais:

    • Cirurgiões cardíacos: Joseval da Silva Lacerda e Juan Cosquillo Mejia
    • Cardiologistas: Léa Barroso Coutinho Pereira , Marko Antonio de Freitas Santos e José Albuquerque de Figueiredo Neto
    • Anestesistas: Victor Hugo Castilhos, Giovanni Santana de Oliveira e João Castro
    • Perfusionistas: Anderson Castro, Rozenilde Castro Lapa e Luciane Mendes
    •  Enfermeiras: Márcia Castro e Livia Leite
    • Instrumentadora cirúrgica: Maria Célia Soares Fonseca
    • Circulantes de sala: Cristiane Vieira da Silva e Jardelle Lima Corrêa

1 COMENTÁRIO

  1. Por que o Maranhão é um estado tão atrasado em implantes do coração?! Por que não temos apoio do governo do Estado ou do governo municipal? O que está acontecendo ? O Maranhão tem representantes no congresso e nunca faltou dinheiro para o SUS, o problema é que o dinheiro é desviado !!! Governo e prefeitura não se importam com a saúde pública da população, os eleitores ficam esperando por uma consulta, meses, anos , morrendo na fila de espera sem nenhum tipo de humanidade por parte do prefeito ou governador, isso é cruel, é um ato de terrorismo, assassinato mesmo, meu Deus, você vai em qualquer unidade básica de saúde dos bairros e você encontra o CAOS, será que o prefeito não quer dá assistência de saúde para os seus eleitores !!!??? O prefeito e sua família tem hospital particular !!!;?? se tiver está explicado o problema, ele não dá assistência em um pra irmos para o dele, o problema é que vem dinheiro dos impostos , dinheiro de cada eleitor, de cada morador de São Luís, do Maranhão e não estamos vendo esse dinheiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 7   +   4   =