IBGE apresenta nesta quinta-feira resultados preliminares do Censo Agropecuário

0
470

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta, nesta quinta-feira (14), os resultados preliminares dos trabalhos do Censo Agropecuário 2017 em São Luís. A atividade acontecerá durante a terceira reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE).

O evento será realizado a partir das 14h30 no auditório da superintendência regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Maranhão, localizada no bairro Jardim Renascença, em São Luís.

A atual rodada de reuniões da CMGE está acontecendo em todos os municípios do Maranhão. Tais atividades são necessárias para dar transparência a outros órgãos e membros da sociedade civil organizada sobre as ações desenvolvidas pelo IBGE no que diz respeito ao trabalho de coleta de dados do Censo Agro. Antes do início do censo, também foram realizadas CMGE’s para conscientizar sobre a importância dessa pesquisa e buscar parcerias.

Durante a reunião desta quinta-feira, o público presente terá o conhecimento sobre como se desenvolveu o trabalho de coleta de dados nos estabelecimentos agropecuários e ainda alguns dos resultados alcançados ao longo dos cinco meses de pesquisa.

 A divulgação completa de todos os dados do Censo Agro, em nível regional e nacional, está prevista para o mês de julho deste ano. Será divulgado o perfil do produtor rural por sexo, idade, cor ou raça, alfabetização e escolaridade, utilização das terras, efetivos da pecuária, produção animal e vegetal, a forma de obtenção das terras, as práticas agrícolas utilizadas no estabelecimento, entre outras informações.

Pesquisa – O Censo Agropecuário buscou informações em cerca de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura; extração vegetal; silvicultura; criação de animais de grande, médio e pequeno porte; aquicultura; criação de abelhas; criação de bicho-da-seda; beneficiamento e transformação de produtos agropecuários; entre outras informações do setor rural.

A pesquisa contribuirá diretamente para que a sociedade tome conhecimento sobre a mais atual realidade vivida no campo, muitas vezes carente de dados oficiais que podem subsidiar futuras pesquisas sobre o tema. O censo é importante também, pois, com os dados, os governos podem desenvolver e colocar em prática políticas públicas e outros tipos de ações para impulsionar as atividades do campo e melhorar a vida da população residente no local.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação