
Até 30 startups focadas no desenvolvimento sustentável
Hub de inovação lança no Ventiur Week – Neon, em São Luis do Maranhão, o primeiro Veículo de Investimento em Economia Azul, realizando rodadas de negócios com startups falando sobre desenvolvimento, empreendedorismo, tecnologia e inovação.
O lançamento se realiza na primeira edição da Ventiur Week, no Neon, o maior evento de inovação do Nordeste, que se realiza até esta sexta-feira (02).
O evento, realizado pelo Sebrae, atrai para São Luís oportunidades com mentorias e muito networking, com objetivo de criar conexões e fortalecer o ecossistema de startups.
Sandrelise G. Chaves, fundadora do IlhaHub e responsável pelos Programas de Inovação do Hub, afirma que a ideia do Hub é “investir de 15 a 30 startups nos próximos três (3) anos que possam garantir o desenvolvimento sustentável das águas e oceanos do Brasil. Este novo veículo já começa com investidores previamente interessados que estavam na lista de pré-lançamento e agora está aberto a receber novos investidores que possam agregar valor e ajudem no desenvolvimento da Economia Azul”.
Pela sua parte, Edmar Moraes, cofundado do HUB afirma que o Ilhahub de Inovação nasceu para cocriar e desenvolver o ecossistema de soluções para a Economia Azul e tem como objetivo gerar inovação voltado ao oceano, por meio de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), alinhadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável da Unesco (ODS).
Para Sandro Cortesia, fundador e CEO da Ventiur, “a iniciativa em um evento no norte do país é de suma importância porque expande o portfólio da Ventiur em um mercado novo”. Entretanto, Carlos Klein, diretor de investimentos da Ventiur, disse que “nenhum lugar poderia ser melhor para lançar o Veículo de Investimento na Economia Azul que São Luis, uma ilha no oceano Atlântico”.
Economia Azul – A Economia Azul é para o Banco Mundial, “o uso sustentável dos recursos do oceano para promover crescimento econômico e melhorar os meios de subsistência e de trabalho preservando a saúde do ecossistema marinho”, entretanto, para a Marina do Brasil, “a Economia Azul emerge, trazendo reflexões sobre a contribuição dos oceanos à economia e a necessidade de garantir a sustentabilidade ambiental e ecológica dos espaços marítimos.
Se, por um lado, essa dinâmica instrumenta o uso dos recursos vivos e não vivos em benefício do desenvolvimento, por outro, provoca crescente preocupação com a saúde dos oceanos, principalmente para assegurar que as futuras gerações também possam usufruir os preciosos recursos neles exist entes”.
Sobre o Ilhahub – O Ilhahub é um espaço de encontro de soluções para desafios locais, regionais, nacionais e globais, em especial relacionados à Economia Azul; gerar conexões e a cocriação de negócios de base tecnológica e científica, de cunho inovador, que possam ultrapassar fronteiras; promover iniciativas colaborativas, de formação e de desenvolvimento, para potencializar a capacidade de realização de empreendedores, de empreendimentos e dos ecossistemas, tudo isso, assumindo como prioridade a preservação do ecossistema marinho
Sobre a Ventiur – A Ventiur Aceleradora de Startups auxilia o crescimento da sua startup com aporte financeiro, conexões de valor e muito conhecimento, que nasceu para apoiar empreendedores, auxiliando-os a transformar seus sonhos em negócios de crescimento exponencial. A missão é moldar o futuro, transformando o mundo em um lugar melhor para vivermos. Para isso, Mobiliza uma qualificada rede de investidores, que aporta recursos financeiros e smart money, apoiando empreendedores com mentorias e conexões de negócios. O processo de aceleração busca potencializar a atitude empreendedora, estimulando a capacidade de execução, experimentação e cocriação.
