Inaugurada em São Luís nesta sexta-feira Casa do Trabalhador no Maranhão

56

Governador e ministro do Trabalho participam da solenidade

Para ampliar a oferta de qualificação profissional e incentivar a geração de emprego e renda para a população maranhense, em especial, moradores da região Itaqui-Bacanga, foi inaugurada nesta sexta-feira (07) a primeira Casa do Trabalhador do Maranhão, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís. A solenidade contou com a presença do governador Carlos Brandão e do ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho.

O investimento é fruto de parceria entre os governos estadual, municipal, federal e o setor privado para oferta de diversos serviços gratuitos de cidadania, qualificação profissional e regularização para pequenos empreendedores.

O espaço conta com uma nova unidade do Viva/Procon (para agendamento de consultas, emissão de documentos e outros serviços de cidadania), além de cursos de qualificação e outras iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda.

O governador Carlos Brandão comemorou a entrega da Casa do Trabalhador em meio ao cenário favorável para a geração de empregos no Maranhão.

“Nada mais justo do que inaugurar a Casa do Trabalhador no momento em que o Maranhão vive uma grande empregabilidade, com grande geração de empregos. O Maranhão tem se destacado na geração de empregos. Essas palavras, emprego e renda, aqui no nosso governo são regra”, pontuou Carlos Brandão.

Brandão destacou ainda que a geração de oportunidades de trabalho no estado por conta de grandes eventos que movimentam a economia da cultura e do turismo.

“Investir em emprego e renda é uma decisão política que a gente abraçou e a gente fica muito feliz, porque estamos vendo os resultados. O resultado está na geração de empregos. O Maranhão foi o estado que mais gerou empregos no Nordeste, se destacando também no plano nacional, o quarto estado, em termos proporcionais, que mais gerou empregos”, destacou o governador.

Sistema Nacional de Emprego – O prédio onde foi construída a Casa do Trabalhador já abrigava uma sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Os serviços da agência continuam no espaço, agregados à Casa, para recebimento de currículos, a elaboração de processos seletivos e até a contratação de pessoal.

Além do governador Carlos Brandão e do ministro Luiz Marinho, prestigiaram a solenidade, entre eles, o deputado federal Duarte e a presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), Iracema Vale.

“Nós trabalhamos o processo de ajustes, de solução, de resolução, para o Maranhão também fazer parte dessa rede nacional. Para propiciar para valer, para trabalhadoras e trabalhadores, em particular, para a juventude, o processo de capacitação para aproveitar as oportunidades que a economia brasileira e a economia maranhense vem ofertando no mercado de trabalho”, disse o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Marinho ressaltou ainda, que o Maranhão está na dianteira no processo de retomada da empregabilidade no Brasil. “O estado do Maranhão tem sido um estado que, percentualmente, vem ajudando a liderar esse processo de retomada da geração de emprego no país”, frisou o ministro.
Cursos de qualificação – A Casa do Trabalhador conta ainda com Laboratório de Informática, dedicado à formação ativa de trabalhadores, por meio dos cursos da Escola do Trabalhador 4.0, plataforma do governo federal que oferta cursos gratuitos em temas de tecnologia e produtividade, com certificação pela Microsoft.

A população do Anjo da Guarda e região Itaqui-Bacanga também conta agora com a Sala do Empreendedor da Casa do Trabalhador, instalada por meio de parceria com a prefeitura municipal de São Luís. A Sala é dedicada à abertura, orientação e regularização de empreendimentos – com ênfase nos empreendedores individuais.

Para o secretário de Estado do Trabalho e Economia (Setres), Luiz Henrique Lula, os programas inseridos na Casa do Trabalhador reforçam o compromisso da gestão pública estadual  com a oferta de oportunidades para empreendedores e trabalhadores.

“Vivemos um grande momento no Maranhão, momento em que nós temos uma das menores taxas de desocupação do país, a segunda menor do Nordeste, só perdemos para a Bahia”, sublinha o titular da Setres.

Espaço Qualificar – Já o Espaço Qualificar, que irá ofertar formações nas áreas de alimentos e manipulação de alimentos, como panificação e confeitaria. O Espaço Qualificar é um projeto que conta com a parceria da empresa privada Plamont.

Lançamentos e outras ações – O governador Carlos Brandão e o ministro Luiz Marinho participaram ainda da cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Estadual de Economia Solidária e lançaram novas medidas em defesa dos trabalhadores e dos direitos humanos.

Outro lançamento do dia foi o Programa Residência Técnica Profissional, formação para profissionais em áreas tecnológicas e de ciências sociais aplicadas. Serão oferecidas bolsas para os residentes no valor unitário de R$ 2.500,00.

O Programa Residência Técnica Profissional foi originado por meio de parceria entre Setres, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

O evento também pontuou a assinatura da ordem de serviço para a reforma do prédio do Centro de Economia Solidária do Maranhão (Cresol), no Centro Histórico de São Luís e premiou personalidades que contribuíram para a execução do Sine-Casa do Trabalhador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui