Indicadores da Fiema mostram empresários maranhenses mais confiantes

0
701

A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) divulgou nesta sexta-feira (26) o Índice de Confiança do Empresariado Industrial (ICEI-MA), que cresceu 2 pontos no mês de maio e alcançou a marca dos 57,4 pontos, caracterizando otimismo do empresariado maranhense. Segundo o estudo, realizado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador está situado acima dos 50 pontos, o que confirma o otimismo.

Na composição do índice, verificou-se que a confiança do empresariado da construção civil subiu de 54,8 pontos para 57,7 pontos e o do empresário da indústria de extração e transformação atingiu os 57,2 pontos. No Brasil, o ICEI também cresceu e marcou 53,7 pontos, enquanto na região Nordeste alcançou 53,8.

O índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. No que se refere às Condições Atuais das empresas maranhenses, foi observado um aumento de 2,6 pontos no mês de maio, marcando 44,6 pontos. O setor da construção civil marcou 38,9 pontos e o índice do setor industrial cresceu 3,6 pontos e fechou em 46,4 pontos.

A pesquisa ainda apontou as expectativas dos empresários para os próximos seis meses, que também continuam otimistas. O indicador geral de expectativa apresentou crescimento e marcou 63,8 pontos em maio.

O indicador das expectativas do empresariado da construção civil obteve aumento de 6,6 pontos, chegando aos 67 pontos. Enquanto que as expectativas do empresariado industrial para os próximos meses obtivem um leve aumento e marcaram 62,6 pontos. No geral, as condições atuais das empresas e as expectativas do empresariado maranhense melhoraram.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação