Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) obtém variação positiva em janeiro de 2023

20

Expectativas ainda não superam as de janeiro de 2022 

Em janeiro de 2023, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) sofreu uma variação positiva indo para 55,8 pontos, fazendo com que o indicativo de confiança dos empresários maranhenses permaneça acima da linha divisória dos 50 pontos. A variação é maior que a apresentada no indicador para o Brasil (48,6) e para o Nordeste (52,6). Os dados são da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).

Nos setores da indústria de transformação/extrativa e da construção, o ICEI também alcança uma variação positiva, chegando a 56,1 e 55,5 pontos, respectivamente. Para o estado atual da economia e do Estado com o indicador cai abaixo dos 50 pontos, o que não é um bom sinal. Ocorreu queda mais acentuada no setor da construção (-9,4 pontos).

Quanto às empresas, houve queda significativa de 14 pontos no índice geral em relação a dezembro de 2022, sendo os resultados da construção (-23,4 pontos) mais acentuados do que da indústria (-6,7 pontos), gerando preocupação.

Já as expectativas dos empresários para os próximos seis meses são de melhora na economia brasileira (51,6), em relação ao Estado (51,6) e às próprias empresas (61,1). Isso faz com que a pontuação se mantenha em uma faixa de otimismo.

A expectativa mais alta é dos empresários da construção (81,2) no indicador das empresas. Embora os números sejam positivos, as expectativas ainda não superam as de janeiro de 2022.

Conheça outras pesquisas, sondagens e indicadores produzidos pela FIEMA em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui