Índice de confiança dos industriais maranhenses recua em junho, segundo sondagem da Fiema

0
404

Estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) revela que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-MA) recuou em junho com um decréscimo de 8,4 pontos do índice, que encerrou o mês em 54,8 pontos. Apesar da redução, o panorama ainda não caracteriza um quadro de pessimismo, visto que os indicadores variam no intervalo de 0 a 100 e o resultado se situa acima da linha divisória dos 50 pontos, que indica expectativa otimista.

A indústria da construção civil teve maior redução do índice (-10,4) enquanto a indústria de transformação, -7,1, contudo, a construção indicou melhora da conjuntura atual, sinalizando para um ambiente mais propício ao desenvolvimento das atividades, fator este verificado pela elevação dos índices de condições atuais do estado (1,9) e da empresa (3,7).

Por outro lado, a indústria de transformação apresentou redução de 57,3 para 45,2 pontos no índice de condições atuais das empresas, fazendo o movimento contrário ao da construção civil. Apesar da relativa piora das condições correntes dos negócios, a confiança dos empresários do setor de transformação ainda é elevada (55,1).

O ICEI Brasil apresentou a terceira queda consecutiva – ficando abaixo dos 50 pontos pela primeira vez no ano – e atingindo a faixa de 49,6 pontos em junho. As sucessivas quedas no ICEI-BR estão correlacionadas ao baixo crescimento econômico nos quatro primeiros meses do ano, assim como as variações cambiais, fazendo com que os empresários reajustem as suas expectativas. As expectativas dos empresários são mais favoráveis com relação às suas empresas do que em relação à economia estadual e brasileira.

O ICEI é elaborado mensalmente pela Fiema em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. De 2 a 16 de junho, foram pesquisadas empresas da Construção Civil e Indústrias Extrativas e de Transformação.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação