Indígenas interditam ferrovia e Vale suspende trem de passageiros por medidas de segurança

4709

Ferrovia interditada em Parauapebas no Pará 

Depois de um bom período sem esse tipo de ocorrência – de 2016 (governo Michel Temer) a 2022 (governo Jair Bolsonaro) – voltaram as interdições em ferrovias no Brasil. Nesta segunda-feira (10), o alvo foi a Estrada de Ferro Carajás, entre Marabá (PA) e São Luís (MA), que foi ocupada por indígenas num trecho do município de Parauapebas, no Pará.

Por conta dessa ocorrência, a mineradora Vale, que administra a estrada, foi obrigada a suspender o transporte de cargas e de passageiros, por medidas de segurança. Não há previsão de volta da normalidade.

Eis a nota expedida pela empresa:

A Vale informa que a circulação do trem de passageiros está suspensa nesta segunda-feira (10/3), no sentido de São Luís (MA) para Parauapebas (PA) e seguirá suspensa nesta terça (11/3) de Parauapebas para São Luís por questão de segurança, devido à interdição da estrada de Ferro Carajás por integrantes do Povo Indígena Gavião na TI Mãe Maria, no Pará.

A Vale reforça que as obrigações assumidas pela companhia, previstas em acordo aprovado pelas associações que representam as comunidades indígenas e homologado pelo Poder Judiciário, vêm sendo cumpridas integralmente, o que inclui repasses financeiros mensais para aplicação em ações nas áreas de infraestrutura, saúde, proteção territorial, valorização cultural, entre outras iniciativas para o etnodesenvolvimento nas aldeias.

Sobre as passagens de trem – Os passageiros podem remarcar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem no prazo de até 30 dias.

Mais informações sobre reembolso ou remarcação podem ser obtidas no Alô Vale (0800 285 7000)

2 COMENTÁRIOS

  1. Crítica construtiva: Poderia ter ilustrado a matéria com uma imagem real do trem, estação ou mesmo linha férrea. É feio, e não instrui, quem não conhece ou sabe do que se trata. Além de que, a imagem real, valoriza a região e sua história. Acredito que faltou bom senso ou conhecimento a edição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui