Indústria do Maranhão continua confiante pelo sexto mês seguido, diz Fiema

6

Indice apresenta um avanço em relação ao mês de março

A indústria do Maranhão está otimista há seis meses. Isso é o que mostra a pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) junto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O índice que mede a confiança dos empresários da indústria no Maranhão subiu um pouco em relação a março e chegou a 53,4 pontos em abril.

No Nordeste, a confiança da indústria também aumentou, chegando a 54,9 pontos. Já no Brasil como um todo, houve uma pequena queda, mas o índice ainda mostra otimismo, com 51,5 pontos.

Olhando para os diferentes setores da indústria no Maranhão temos: a indústria de transformação e a indústria extrativa estão mais confiantes, com 54,3 pontos (aumento de 0,5 ponto), e já a construção teve uma queda de 1,7 ponto, mas ainda está otimista, com 50,8 pontos.

Sobre a situação atual da economia, das empresas e do estado, a avaliação melhorou um pouco em abril, subindo para 47,6 pontos. Apesar de ainda estar abaixo dos 50 pontos, esse número é maior do que em abril do ano passado.

As empresas estão com melhor avaliação (48,6 pontos). A economia brasileira foi o item que mais subiu de um mês para o outro e chegou a 45,9 pontos. Já a situação do estado do Maranhão é vista como a mais desafiadora, com 45,3 pontos, mas também melhorou.

Expectativas – Para os próximos 6 meses, as expectativas dos empresários caíram um pouco, para 56,3 pontos, o menor número desde janeiro. Mesmo assim, ainda há otimismo.

As empresas seguem com as melhores perspectivas (58,1 pontos). As expectativas para a economia brasileira e para o Maranhão estão um pouco menores, com 52,8 e 52,2 pontos, respectivamente.

Esses números mostram como os donos de indústrias no Maranhão estão vendo a economia atual e o que esperam para o futuro próximo. A pesquisa completa pode ser encontrada no site da FIEMA – www.fiema.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui