Iniciadas as obras para eliminação da rotatória do Calhau para dar mais fluidez ao trânsito da capital

810

Novo traçado elimina rotatória e facilita tráfego de veículos

O prefeito Eduardo Braide assinou, neste sábado (23), às obras de remoção da rotatória do Comando Geral da Polícia Militar, como parte da expansão do ‘Trânsito Livre’ executada pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Trata-se da maior obra de mobilidade já realizada em São Luís e resultará em melhorias significativas na mobilidade urbana, eliminando congestionamentos em uma das áreas mais críticas da cidade.

A rotatória está localizada no ponto de interseção de duas avenidas de grande importância, a Avenida Collares Moreira e a dos Holandeses, e também recebe o tráfego vindo da Avenida Carlos Cunha. A execução da obra encerrará as intervenções no trânsito na Avenida dos Holandeses, onde outros quatro trechos já foram concluídos.

Esta será a quinta rotatória suprimida pelo programa Trânsito Livre. As intervenções do programa incluíram a eliminação da rotatória da Cohab-Anil; a terceira rotatória da Avenida dos Holandeses, próxima ao Shopping do Automóvel; a retirada da rotatória do Golden Shopping, e implantação de um cruzamento entre a Avenida dos Holandeses e Avenida Avicenia, bem como a extinção da rotatória do Caolho e melhorias no trecho do Barramar.

O prazo estabelecido para a conclusão das operações, inicialmente fixado em seis meses, pode ser cumprido antes, segundo o secretário da Semosp, David Col Debella. O titular da Semosp, também falou da ação, que é mais uma das várias espalhadas pela cidade.

Intervenções – As intervenções planejadas incluem a implementação de um novo sistema viário que melhorará significativamente o fluxo de tráfego, reduzindo atrasos e aprimorando a experiência de deslocamento para os cidadãos que passam diariamente pelo trecho.

O novo traçado eliminará a antiga configuração da rotatória e envolverá a instalação de sinalização vertical e horizontal, resultando em uma reorganização completa do fluxo de veículos na área e nas vias do entorno.

Assim, o fluxo de quem vem do bairro Olho d’Água e Golden Shopping será direcionado para a Avenida Collares Moreira. Com isso, haverá a implantação de sentido único de fluxo e inversão dos fluxos de tráfego em frente à Igreja São Luís Rei de França (bairro Calhau), local onde o tráfego será direcionado para a Avenida Sambaquis.

Prefeito Eduardo Braide esteve no local para autorizar início das obras

Esse trecho passa a ser de sentido único, desde a Avenida Collares Moreira, passando pela igreja, seguindo pela Avenida Sambaquis até a Associação do Ipem. Nesse ponto, segue ainda sentido único para a Avenida dos Holandeses, saindo na altura da agência do Banco do Brasil. O condutor pode seguir o fluxo livre, tanto no sentido bairro Ponta d’Areia como voltar no sentido Comando Geral. Essa modificação se destina a quem vem do Olho d’Água, sentido Ponta d’Areia ou para quem vai para as avenidas Collares Moreira ou Carlos Cunha.

Para os motoristas que vêm do bairro Ponta d’Areia em direção ao Comando Geral, será possível seguir à direita para a Avenida Collares Moreira (sentido Shopping Tropical) ou para a Avenida Carlos Cunha (Viaduto do Trabalhador).

Já quem vem da Ponta d’Areia e vai seguir para a Avenida dos Holandeses, segue para a Rua Búzios (ao lado da Caixa d’Água). Esta via passará de duas para quatro faixas de fluxo de sentido único, com ligação com a Avenida dos Holandeses, na nova configuração, permitindo o acesso à avenida, tanto para quem vai no sentido Golden Shopping como para quem volta no sentido Calhau-Ponta d’Areia.

O fluxo para o condutor que vem da Avenida Carlos Cunha, com a atual configuração viária, também seguirá pela Rua Búzios (ao lado da Caixa d’Água) e sai na Avenida dos Holandeses, seguindo para a esquerda (Ponta d’Areia) ou para a direita (Golden Shopping-Olho d’Água).

Redução dos Transtornos – A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai adotar medidas para minimizar os transtornos durante o período das obras na região da rotatória da PM. Com o intuito de assegurar a fluidez do tráfego e a segurança de condutores e pedestres, a SMTT vai demarcar todo o local e intensificar a presença dos agentes de trânsito, principalmente nos horários de maior movimento.

O secretário da SMTT, Diego Rodrigues, ressaltou a importância dessas ações para garantir a fluidez e a segurança da área. “Nosso objetivo é diminuir ao máximo os transtornos em todo o período das obras, por isso, os agentes de trânsito irão disciplinar o tráfego de veículos, orientar condutores, garantindo mais segurança para todos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui