Instituto Alcoa leva educação ambiental para escolas municipais

0
705

Professores, gestores e coordenadores pedagógicos de escolas da rede de ensino municipal da zona rural de São Luís participaram, na manhã desta sexta-feira (07), do I Workshop de Engajamento do Programa Ecoa para planejar as ações do Programa Educação Comunitária Ambiental para o ano de 2017. Trata-se de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o Instituto Alcoa.

Nos três primeiros anos do Ecoa em São Luís (2014 a 2016), as atividades foram realizadas nas Unidades de Educação Básica (UEB) Evandro Bessa (Estiva), Zebina Eugênia Costa (Tibirizinho), Gomes de Souza (Vila Maranhão), Hortência Pinho (Coqueiro) e Arthur Nabatino Gonçalves de Azevedo (Pedrinhas). As ações foram expandidas para outras cinco escolas da zona rural: Augusto Mochel, Amaral Raposo, Antonino Baldez, Uruati e Rosilda Cordeiro.

O objetivo do Ecoa é conscientizar para a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, a partir de um trabalho conjunto entre estudantes, professores, familiares e toda a comunidade escolar. O coordenador de projetos da Evoluir, Bruno Cavalcante, facilitador do workshop, explica que as ações do programa visam o fomento à participação comunitária. “No sentido de construir sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para os valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes”, sentenciou.

Durante o workshop, a Secretária Adjunta de Ensino (SAE), Maria de Jesus Gaspar Leite, falou da importância das ações do programa para a preservação do meio ambiente e da vida, com a participação não só de estudantes e professores, mas de toda a comunidade escolar e entorno. “Esta parceria só nos alegra, pois temos visto a construção de inúmeros projetos na zona rural de São Luís, que valorizam a arte, a cultura e o meio ambiente local”, assinalou Maria de Jesus.

Ecoa – O Ecoa é uma iniciativa do Instituto Alcoa desenvolvida através de parceria com as secretarias de educação de estados e municípios brasileiros. O objetivo é estimular a participação da comunidade na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação ambiental que enfatizem os valores humanos, o desenvolvimento de habilidades e mudança de atitudes a partir do conhecimento.

O programa é composto de curso de formação para professores; distribuição nas escolas de material lúdico educativo, como baús das artes, jogos de tabuleiro e livros; e ainda as Missões Ecoa, atividades desenvolvidas pelo programa no turno contrário ao da sala de aula.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação