
Parceria com SVT leva ações para a advocacia
O Maranhão passou a contar, a partir desta quarta-feira (22/10), com uma subsede do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) – a instituição jurídica mais antiga das Américas. O novo polo da entidade funcionará no prédio da SVT Faculdade, localizado em São Luís. Durante a inauguração, a presidente nacional da Casa de Montezuma, Rita Cortez, assinou um termo de cooperação com a instituição de ensino.
O objetivo é promover a integração institucional, com ênfase na realização de atividades culturais e acadêmicas conjuntas.
O documento foi assinado por Cortez e pelo diretor-geral da SVT Faculdade, Sergio Victor Tamer. A parceria prevê a realização de conferências, seminários, debates, estudos, cursos e palestras que contribuam com a divulgação de conhecimentos jurídicos. O termo de cooperação ainda garante que os membros das duas instituições tenham desconto em atividades pagas promovidas por ambas.
Com a presença no Maranhão, o IAB expande sua nacionalização pelo Brasil. A entidade já tem subsedes em todas as regiões do País. Fundado em agosto de 1843, o Instituto foi precursor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e tem a missão de estudar, aprimorar e difundir o Direito. Criado por iniciativa de juristas como Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, o IAB promove debates jurídicos, exerce a defesa constante da democracia e dá reforço ao trabalho Legislativo com pareceres técnicos.
A inauguração também contou com a presença do assessor da presidência do IAB, Jorge Rubem Folena, da representante da entidade no Maranhão, Maria da Glória Aquino, e dos diretores da SVT responsáveis pelo setor Acadêmico, Olavo Lázaro Munhoz Soares Filho, e pelo Administrativo, Jean Machado Cordeiro.
Homenagem – Na ocasião, a presidente do IAB foi homenageada com a Medalha de Mérito Acadêmico Fran Paxeco. Criada em 2018, a comenda foi idealizada pelo professor João Batista Ericeira e marcou as comemorações do centenário do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A Medalha tem como objetivo homenagear nomes que tenham se destacado no mundo jurídico, através de atividades em favor do desenvolvimento da pessoa humana e do Estado Democrático de Direito. Fran Paxeco foi um jornalista, professor e diplomata português que atuou no Maranhão, escreveu diversos trabalhos sobre cultura e economia e ajudou a criar instituições culturais e acadêmicas. Português de origem, ele nasceu em Setúbal, em 1874, e morreu em Lisboa, aos 78 anos.
Paxeco pertenceu, ainda, aos Institutos Históricos de Bahia, Pará e Pernambuco, foi sócio correspondente das Academias de Letras de Alagoas e Piauí, da Academia de Ciências de Lisboa, e membro das Sociedades de Geografia de Lisboa e do Rio de Janeiro. A serviço do Governo de sua pátria, foi cônsul em Maranhão e Pará, no Brasil, e Cardiff e Liverpool, na Inglaterra, e secretário da Presidência da República e da Comissão de Fomento da Exploração Portuguesa.
Visita – Na passagem pelo Maranhão, a presidente do IAB esteve também na sede da Defensoria Pública do Maranhão. Rita Cortez foi recebida pelo defensor público-geral, Gabriel Santana Furtado Soares, e pelo 2º subdefensor-geral do órgão, Paulo Rodrigues da Costa.







