Instituto realiza oficina sobre oferta exportável do segmento em Termas de Río Hondo

247

Inprotur é focado no turismo de natureza

No próximo dia 16 de fevereiro, a partir do acordo que mantém com a Associação Argentina de Ecoturismo e Turismo Aventura (Aaetav), o Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) realizará uma oficina de relevamento e aceleramento da oferta exportável sobre turismo natureza destinado a Termas de Río Hondo.

“A oficina estará orientada a operadores turísticos e prestadores especializados neste segmento e faz parte do acordo que oportunamente assinamos com a Aaetav, que estabelece diversas ações sobre o turismo de natureza em mercados internacionais e um relevamento de experiências exportáveis em todo o país”, afirmou Ricardo Sosa, secretário executivo do Inprotur.

“Já foi realizado uma primeira oficina destinada à capital e nesta ocasião trabalhamos em Termas de Río Hondo, o principal destino turístico de Santiago del Estero. Estamos convencidos de que a transferência de conhecimentos e o trabalho conjunto entre os setores privado e público são alguns dos elementos fundamentais para seguir o caminho da internacionalização de destinos turísticos. Nós do Inprotur acreditamos que Santiago del Estero é um dos objetivos para a hierarquização de sua comercialização e consequentemente da melhoria na qualidade turística”, acrescentou ao respeito.

Além disso, destacou que “esta oficina faz parte da bateria de ações que conversaram oportunamente com o governador Gerardo Zamora, que há mais de uma década estabeleceu o turismo como política de estado”.

Inclusive, Sosa destacou que o acordo geral que o instituto mantém com a Aaetav compreende “o relevamento do território argentino a fim de mapear a oferta de experiências exportáveis consolidadas, imaturas e incipientes; carrega-las em uma matriz e transformá-las em um insumo consolidado de promoção ou desenvolvimento a médio e longo prazo”.

Com respeito à metodologia de trabalho que será implementada, o secretário executivo do Inprotur explicou que “consistirá na organização de trinta mesas de trabalho a ser realizada em diversas províncias”. “Aí se buscará fazer um cruzamento e análise de matrizes de como vem se trabalhando e como as províncias lidam com isso, além de compilar a informação e armar uma ficha de produto exportável com um olhar analítico”, acrescentou.

Quase ao finalizar, Sosa detalhou que do Inprotur “se relevam as ofertas atuais de operadores maduros e em consolidação, entrevistando-os, completando uma bateria de perguntas em entrevista segundo o estado, para posteriormente consolidar a informação coletada em um arquivo específico de produto – estado”.

É importante destacar que os operadores e prestadores interessados em participar podem se comunicar através do telefone 2901465938 ou pelo e-mail info@aaetav.org.ar

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui