Instrutores do Senai são capacitados em robótica industrial pela Mitsubishi Eletric

5

Treinamento vai habilitar profissionais utilizarem robô que receberam como prêmio pela conquista do Desafio Meca 2023

 

Capacitados pela Mitsubishi Electric Brasil, os instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Tiago Torres, Jefferson Hélio e Oberdan Costa, de Imperatriz, concluíram, em maio, um treinamento intensivo em robótica industrial. A preparação é fruto da conquista inédita do Senai Imperatriz na 1ª edição brasileira do Desafio de Automação Industrial Meca 2023, organizado pela Mitsubishi Eletric Brasil.

Mais de 150 instituições de ensino participaram da competição, inclusive, de países, como a China, Índia e Tailândia.

O evento foi realizado em São Paulo, no ano passado, e reuniu instituições de ensino superior e técnico das áreas de engenharia e automação industrial em uma competição educacional. Os alunos do Maranhão garantiram a vitória na categoria ensino técnico, com o projeto Aplicação de IoT em um sistema de manufatura automatizado para indústria 4.0.

Composta por Alan Rodrigues, João Vitor Moreira da Silva e Luiz Gustavo Pereira Barros, sob a orientação do instrutor Oberdan Costa, a equipe apresentou uma solução inovadora que integra a Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e separação de materiais, gerando relatórios instantâneos acessíveis via dispositivos móveis.

Como reconhecimento, o Senai Imperatriz foi premiado com um robô industrial, além de notebooks individuais para os estudantes e a oportunidade de um estágio de férias no escritório da Mitsubishi Electric, em Barueri, em São Paulo.

O treinamento em robótica industrial, realizado pela equipe da Meca Brasil, visa consolidar as habilidades dos instrutores do Senai Imperatriz para utilizar o robô, com foco na aplicação prática e na integração das mais recentes tecnologias em automação industrial. A capacitação permitirá que os profissionais disseminem o conhecimento adquirido, preparando os alunos das novas turmas de automação do Senai para os desafios do mercado de trabalho.

“Foi uma oportunidade única para nossos instrutores se aprofundarem nas tecnologias de ponta da Mitsubishi Electric e, assim, melhorar a qualidade do ensino oferecido pelo Senai”, afirmou Oberdan Costa, instrutor e orientador da equipe vencedora.

“Estamos entusiasmados com as possibilidades que essa parceria abre para nossos alunos e para o desenvolvimento da indústria 4.0 na região”.
O gerente do órgão, Juares Sanches, acredita que a parceria com a Mitsubishi Electric Brasil reafirma o compromisso de ambas as instituições com a inovação e a excelência na formação técnica, preparando os futuros profissionais para os desafios e oportunidades da automação industrial.
Mitsubishi Eletric – A Mitsubishi Electric é uma empresa global que atua na área de automação industrial, oferecendo soluções inovadoras e tecnologias avançadas para diversos setores. Com uma forte presença no Brasil, a Mitsubishi Electric se dedica a promover o desenvolvimento da automação industrial através de parcerias estratégicas e iniciativas educacionais como o Desafio de Automação Industrial Meca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui