Integrantes do parlamento estudantil serão conhecidos terça-feira

0
582

A Assembleia Legislativa divulgará, na próxima terça-feira (29), a lista dos 22 selecionados que vão fazer parte do programa Parlamento Estudantil Maranhense. O objetivo é levar o estudante a pensar na sua realidade, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas, em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema.

Os 22 deputados estudantes vão vivenciar todo o processo legislativo e de liderança. No dia 24 de novembro, eles serão diplomados, empossados e investidos no mandato de um ano, no qual atuarão na rotina dos trabalhos legislativos da Assembleia.

O processo seleção foi feito pela Secretária de Estado da Educação (Seduc), por meio de um convênio assinado com a Assembleia Legislativa. Agora, o próximo passo será entrar em contato com os selecionados, para passar todas as informações necessárias.

“A partir da próxima semana vamos conhecer quem são os estudantes e vamos começar a estreitar laços com todos eles, independente do município onde eles estão. Vamos entrar em contato e explicar para eles como funciona o programa, como funciona a Casa e, no dia da posse, que é um dia inteiro de programação, vai existir um contato direto com os deputados”, afirmou Aristides Lobão, consultor-geral da AL.

A última parte da programação será uma sessão plenária com os 22 deputados estudantes, na qual eles irão apresentar os seus projetos. “Acredito que serão aprovados por todos eles e encaminhados à Mesa Diretora, que pode ou não encaminhar esses projetos para tramitarem dentro da Casa. Podem até virar Lei, caso sejam sancionados pelo governador”, ressaltou o consultor-geral da AL.

O Parlamento Estudantil Maranhense foi implantado na gestão do então presidente da Assembleia Legislativa, João Evangelista. O programa foi executado em dois períodos, de 2005 a 2009. Em 2016, a Assembleia reativou e readequou em estrutura e metodologia nos moldes do Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara Federal.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação