Ipec desta segunda-feira mantém em dez pontos diferença de Lula para Bolsonaro em votos válidos

315

Na votação total, diferença seria de nove pontos

Divulgada nesta segunda-feira (10), a segunda pesquisa Ipec sobre as intenções de voto para o segundo turno da eleição presidencial aponta a mesma diferença encontrada na semana passada, ou seja, Lula lidera com dez pontos a mais que o preside Jair Bolsonaro. Segundo o levantamento, considerando apenas os votos válidos, o petista teria 55% da preferência do eleitorado contra 45% do atual presidente.

Na avaliação dos votos totais, Lula se manteve com os mesmos 51% da pesquisa anterior e o presidente Bolsonaro teria caído um ponto, pois no levantamento da semana anterior tinha 43% e agora aparece com 42%. Como a margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos, a distância está dentro da medição anterior.

Por essa margem, o petista poderia ter de 49% a 53% e Bolsonaro, de 41% a 45%. Ainda por essa margem de erro, Lula teria de 53% a 58% e Bolsonaro, de 43% a 47%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pelo TSE para divulgar o resultado oficial da eleição.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas, entre sábado, 8, e esta segunda-feira, em 130 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.

(Com informações do portal Terra)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui