Iphan e Prefeitura entregam neste sábado obras de requalificação do Complexo Praça Deodoro

0
1360

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de São Luís entregam, neste sábado (22), às 17h30, a primeira etapa das obras de requalificação da Rua Grande e do Complexo Deodoro, que está 100% concluído. As obras integram o projeto de requalificação urbanística executado por meio do PAC Cidades Históricas.

Além das praças Deodoro e do Panteon, o Complexo Deodoro contempla ainda as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia. As praças e alamedas estão agora mais integradas, como se formassem uma grande e única praça, com espaços acessíveis e sem obstáculos, favorecendo a acessibilidade. A obra incluiu também um novo paisagismo, iluminação pública, mobiliário urbano e pavimentação, além da abertura de pequenas praças rebaixadas, que funcionam como recantos para a permanência.

Outro grande destaque na nova configuração do Complexo Deodoro foi o retorno dos bustos de grandes personalidades das artes e letras do Maranhão à Praça Panteon. Por 11 anos, eles haviam sido armazenados no Museu Histórico e Artístico do Maranhão e agora foram higienizados e restaurados para retomar seu local de destaque, em frente à Biblioteca Benedito Leite.

Na Praça do Panteon os serviços contemplaram a colocação de nova pavimentação em concreto lapidado, renovando todo o piso; colocação de granito na área central e de grama nas áreas de canteiro, instalação de caramanchões para proporcionar beleza e sombreamento aos ambientes, novo mobiliário urbano, entre outros elementos urbanísticos e arquitetônicos como três conjuntos de caramanchões. O espaço ganhou ainda novo mobiliário urbano, com bancos e lixeira; e nova configuração da iluminação pública, com a utilização de luminárias mais eficientes.

Na Praça Deodoro, o piso antigo foi retirado para colocação de nova pavimentação. O logradouro também ganhou novos banheiros públicos, bancos de pedras lioz, áreas para recebimento de atividades diversas e de fiscalização; canteiros ajardinados, nova iluminação pública, entre outros elementos arquitetônicos.

No espaço, mobiliários novos, 38 luminárias, bancos com design diferenciado, caramanchões, grama nova, paisagismo, banheiros masculinos com oito vasos e três mictórios, um banheiro exclusivo para pessoas com deficiência; banheiros femininos com dez box, com dez pias, além de centro administrativo e dois salões para blitz e policiamento de área.

Rua Grande – A requalificação urbana completa desta que é a principal via do centro comercial e de serviços da capital maranhense prevê investimentos de mais de R$ 36 milhões, em ações que continuam nos próximos meses. A execução vem sendo realizada em etapas.

O trecho, compreendido entre o Canto da Viração e a esquina da Travessa São Pantaleão, será disponibilizado à população com novo piso de bloquete intertravado; sistema de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda, instalação elétrica subterrânea, novo posteamento de iluminação pública, entre outros serviços que conferiram ao espaço mais beleza e qualidade ao passeio público do maior centro de comércio popular da capital.

O projeto de requalificação da Rua Grande inclui embutimento total da fiação telefônica e elétrica, esgotamento sanitário, drenagem fluvial, novos equipamentos urbanos, novo piso e pontos de acessibilidade, reduzindo barreiras físicas e melhorando o acesso de pedestres. O projeto contempla ainda pavimentação com nivelamento das vias, instalação de novo mobiliário urbano (bancos, lixeiras, etc); nova rede de iluminação pública, além de sinalização viária e turística.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação