Iracema Vale diz que buscará, como presidente da Assembleia, a harmonia com os demais poderes

81

Primeira parlamentar a presidir o Poder Legislativo

A deputada Iracema Vale (PSB) foi eleita, por aclamação, nesta quarta-feira (1º), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão e ao assumir a função, tonou-se a primeira mulher a comandar o Legislativo Maranhense, em quase 200 anos de fundação da Casa. A eleição para a Mesa Diretora da Alema ocorreu logo após a cerimônia de posse dos deputados estaduais eleitos e reeleitos no pleito de outubro.

“Após quase dois séculos de existência da Casa do Povo, será a primeira vez que estaremos sendo protagonistas dessa história. É muito importante saber ousar e enfrentaremos todos os desafios com coragem e determinação”, disse Iracema Vale.

A nova presidente liderou a chapa “União pelo Maranhão”, composta ainda pelos seguintes deputados:

  • Rodrigo Lago (1° Vice-Presidente)
  • Arnaldo Melo (2° Vice-Presidente)
  • Fabiana Vilar (3º Vice-Presidente)
  • Andreia Martins (4° Vice-Presidente)
  • Antônio Pereira (1° Secretário)
  • Roberto Costa (2° Secretário)
  • Osmar Filho (3° Secretário)
  • Guilherme Paz (4° Secretário)

A primeira sessão preparatória foi conduzida por deputado Arnaldo Melo (PP), decano da Assembleia, auxiliado pelos deputados Andreia Resende (PL) e Ricardo Arruda (Republicanos). Ao término, o deputado Arnaldo Melo destacou a importância do ato. “O Poder Legislativo é importante e soberano, pois é quem elabora e reforma as leis que regem a vida da sociedade”.

Marco Histórico - Iracema Vale é primeira mulher eleita presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Eleição – A sessão para eleição da Mesa Diretora foi conduzida pelo deputado Neto Evangelista (União Brasil).O deputado Dr. Yglésio (PSB), que havia registrado seu nome de forma isolada para concorrer ao cargo de 1° Vice-Presidente, desistiu de concorrer.

Após proclamação do resultado, a presidente fez seu primeiro discurso em que agradeceu a confiança dos seus colegas de parlamentos.

“Eu tenho 30 anos de serviços prestados ao povo do Maranhão e plena consciência da responsabilidade que pesa sobre meus ombros. Nós faremos uma gestão pautada pela dedicação, integridade e transparência”, frisou.

Ela ressaltou, também, que estará aberta ao diálogo com o Governo do Estado, o Poder Judiciário, Ministério Público e demais órgãos constitucionais. “Somos independentes, mas não intransigentes. Temos de andar de mãos dadas com os demais poderes”, enfatizou Iracema.

A chefe do Parlamento Estadual agradeceu a todos os prefeitos maranhenses, destacando ser uma política vocacionada ao municipalismo. Além disso, a parlamentar mencionou seus familiares, o governador Carlos Brandão, por apoiar o protagonismo feminino, e os 41 parlamentares que escolheram seu nome para a presidência da Alema. “Agradeço, principalmente, aos mais de 100 mil eleitores que me propiciaram o primeiro mandato de deputada estadual”, disse.

Iracema Vale disse ainda que, após quase dois séculos de existência da Casa do Povo, esta é a primeira vez que uma mulher tem a oportunidade de atuar como protagonista dessa história. “Sem dúvida alguma, nós enfrentaremos todos os desafios com coragem e determinação”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui