Jair Bolsonaro confirma que até final do ano portos de Itaqui e Santos estarão ligados por ferrovia

0
388

Portos serão interligados com a conclusão da  Norte-Sul 

AQUILES EMIR

Ao participar, nesta sexta-feira (17), em Mata Rosa (GO), do lançamento da obra de construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou que, provavelmente até o final do ano, os portos do Itaqui, no Maranhão, e de Santos, em São Paulo, estarão interligados por ferrovia. Isto será possível com a conclusão do trecho da Norte-Sul até Estrela do Oeste, no interior paulista.

Segundo Bolsonaro, o ressurgimento deste modal era sonhado por muitos brasileiros e seu governo tem avançado muito neste setor. Os investimentos têm sido em parceria com a iniciativa privada.

A Fico, orçada em R$ 2,7 bilhões, por exemplo, será executada pela Vale, “uma empresa fantástica, que colabora conosco, em especial na infraestrutura pelo Brasil”. A mineradora assumiu a obra em troca da antecipação da renovação da concessão da Estrada de Ferro Carajás, que liga São Luís à Carajás, no Pará.

A conexão entre os dois portos será pela interligação com a Estrada de Ferro Carajás, em Açailândia, no Maranhão, de onde será possível alcançar a capital, São Luís. Já no território paulista, a ligação da Norte-Sul com Santos será por um trecho ferroviário entre esta cidade portuária e Estrela do Oeste.

No início do mês, o presidente assinou a concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no município de Tanhaçu, na Bahia. O contrato foi assinado com a empresa Bahia Mineração (Bamin) e terá duração de 35 anos.Trata-se de outra estrada a ser interligada à Norte-Sul, ou seja, mais um escoadouro para Itaqui ou Santos.

Outro investimento no setor ferroviário anunciado pelo governo esta semana foi a estrada de Alcântara, na Baixada Maranhense, a Açailândia, na região tocantina. O projeto será  executado pelo Grupo Grão-Pará Multimodal.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação