João Claudino começou seu grupo empresarial por Bacabal, com uma loja do Armazém Paraíba

0
520

AQUILES EMIR

Aos 89 anos, morreu nesta sexta-feira (24), em Teresina (PI), um dos mais destacados empresários do Nordeste, João Claudino Fernandes (foto), fundador de um conglomerado de empresas, que teve seu nascedouro em Bacabal, onde foi criada a primeira loja dos Armazéns Paraíba, que é a empresa mãe do grupo. Ele, que estava internado no Hospital de Terapia Intensiva (HTI), onde lutava contra um câncer, teve sua morte anunciada nesta quinta (23), o que foi desmentido pela sua assessoria.

Natural do Rio Grande do Norte, ele e o irmão Waldecy inauguraram, em 1958, na cidade de Bacabal, na região Mearim, a sua primeira loja: Armazém, porque foi instalada onde antes funcionava uma usina  de  beneficiamento  de  arroz, e Paraíba, porque foi foi nesse estado que a dupla começou a empreender.

As demais empresa do grupo surgiram para atender as necessidades do Armazém Paraíba, que sempre procurou trabalhar com linhas de produtos exclusivos:

  • Guadalajara é fabricante de roupas;
  • Socimol fabrica móveis;
  • Onix produz colchões;
  • Gráfica Halley imprime material promocional;
  • Construtora Sucesso edifica e adapta os prédios;
  • Colon Equipamentos Rodoviários dá suporte ao transporte das mercadorias;
  • Houston é fábrica de bicicletas;
  • Remanso atua com comercialização de soluções integradas de gestão de negócios 
  • Teresina Shopping tem o Paraíba como sua maior âncora;
  • Sucesso Publicidade faz as divulgações.
Primeira loja do Armazém Paraíba foi inaugurada em Bacabal em 1958

No Maranhão, além do Armazém Paraíba, presente em quase todos os municípios, o empresa deixou o São Luís Shopping, que tem como uma das lojas âncoras a Louvre Magazine, voltada para os ramos de móveis e eletrodomésticos e confecções.

 

Além desses, há o Frigotil (frigorífico industrial) e a Gestão Peles e Couros também fazem parte do conglomerado para dar vazão à produção nas fazendas da família. São ao todo 13 empresas.

 

 

RedeAtualmente o Armazém Paraíba conta com mais de 300 pontos de vendas no país, presentes em diversos estados do norte e nordeste do Brasil, situados nos seguintes estados: ParaíbaPiauíMaranhãoPernambucoCearáBahiaAmazonasParáGoiás e Tocantins.

De acordo com o instituto Datafolha, em 2006 e 2007, o Armazém Paraíba se destacou no ranking do Folha Top of Mind como sendo uma das marcas mais lembradas no segmento de lojas de móveis e eletrodomésticos. No Top of Mind 2006, o Armazém Paraíba ficou com a quarta colocação, e no Top of Mind 2007, ficou com a terceira colocação.

(Com dados da Cidade e foto do Encarando)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação