Jornalista e poeta Herbert de Jesus Santos disputa cadeira de vereador de São Luís pelo PSol

81

Defesa da cultura popular na Câmara Municipal 

AQUILES EMIR 

Com a promessa de ser o porta-voz da cultura popular no parlamento municipal, o jornalista, escritor e poeta Herbert de Jesus Santos anunciou neste sábado (13) sua pré-candidatura a vereador de São Luís pelo PSol. “Nunca tivemos ninguém vestindo as nossas camisas culturais”, queixa-se, prometendo fazer a diferença como parlamentar municipal.

A pré-candidatura foi confirmada neste sábado (13), e ele já está em campo em busca de apoio.

“Foi confirmada, há pouco, a minha candidatura pelo Psol,  e que posso falar em pré-campanha para vereador por São Luís, e já estou na estrada!”, disse ele numa carta à sociedade, divulgada após o evento em que teve seu nome confirmado.

“Como poeta, prosador, pesquisador, folclorista, compositor, entusiasta dos bumba-bois, como o do secular Boi de Matraca da Madre de Deus, resolvi colocar meu nome à apreciação do eleitorado ludovicense, pois é ali que seriam (e serão!) travadas as batalhas mais fortes por nossa Cidade e sua População!”, se apresentou.

Eis a carta na íntegra:     

Caro(a)s companheiro(a)s carnavalesco(a)s,   boieiro(a)s, jornalistas,  escritor(a)s, músico(a)as, teatrólogo(a)s, atores, atrizes, artistas visuais, fotógrafos, radialistas, chegados antigos dos bairros,  Liceu, UFMA, etc.: Foi confirmada, há pouco, a minha candidatura pelo Psol,  e que posso falar em pré-campanha para vereador por São Luís, e já estou na estrada! Nunca tivemos ninguém, vestindo as nossas camisas culturais,  na  nossa Câmara Municipal, aliás, com legislaturas, a cada quadriênio, mais piorando, o que parecia impossível de tão ruim que se apresentam umas e outras até com escândalos abafados pela bandalheira do corporativismo!

Com décadas exercendo o Jornalismo, ao tempo, também pelejando na Cultura (a Alma do Povo), como poeta, prosador, pesquisador, folclorista, compositor, entusiasta dos bumba-bois, como o do secular Boi de Matraca da Madre de Deus, resolvi colocar meu nome à apreciação do eleitorado ludovicense, pois é ali que seriam (e serão!) travadas as batalhas mais fortes por nossa Cidade e sua População!                                                    Nossa terra está carecendo  da chance de contar com quem sabe fazer, mas não legislará em causa própria,  reagindo logo pelo Centro Histórico de São Luís ruindo  a olhos vistos, construção (finalmente!) do Sambódromo, no Anel Viário, para catapultar o desfile dos blocos e escolas de samba, com arquibancadas fixas, e para servir o ano todo, para promoções dos folguedos de Momo e de São João. Sem preocupação,  já antecipei para uma figurinha, que vive vendo alucinações em nosso acervo arquitetônico, ignorante de nascimento,  que ali tudo era maré que o genial engenheiro conterrâneo Haroldo Tavares transformou em Anel Viário, para não estrangular para sempre o trânsito no Centro.                

Já mantive entendimento com compadres e grandes parceiros de São José d Ribamar(onde recebi o honroso Título de Cidadão Ribamarense, da Câmara, pelos bons serviços ali prestados, nos campos da Cultura e Educação) e que vão pedir os votos de parentes e conhecidos, que são eleitores da nossa Capital, pois para preferirem o meu nome na votação de outubro. O mesmo deverão  fazer os meus chegados mais antigos dos bois de orquestra da Região do Munim, já com reuniões acertadas, além dos de matraca de Icatu.  Será mesmo como norteará a nossa campanha, o meu slogan preferido: São tantas as lutas, e não canso!

Já nasci do teu lado, São Luís!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui