Jornalistas lançam livro sobre viagem de carro por todos os estados do Brasil

14

Brasis Adentro revela detalhes da jornada de 896 dias

A aventura do casal de jornalistas Carina Furlanetto e João Paulo Mileski por todos os estados do Brasil virou livro. A jornada de 896 dias e 84 mil quilômetros a bordo de um Renault Sandero 1.0 agora está contada em detalhes nas 240 páginas da obra Brasis Adentro, lançada nesta semana.

Eles partiram de Bento Gonçalves (RS) no dia 03 de maio de 2021 e retornaram em 15 de outubro de 2023. Para tornar possível uma viagem de tão longo prazo com baixo orçamento, adaptaram o veículo para dormir e cozinhar nele. Foram mais de 700 noites no próprio carro, estacionado em postos de combustíveis, praças, praias, beiras de rios, estacionamentos de hospital, de supermercados, pontos de apoio de pedágio, entre outros locais onde se sentiam seguros.

“Foram quase dois anos e meio ininterruptos na estrada. Fizemos do carro nossa casa e ao longo do tempo, ao perceber que podemos viver com bem menos do que tínhamos, nos adaptamos bem a essa realidade”, conta Carina.

Além de revelar bastidores do dia a dia morando em um carro, com fotos e um mapa dos lugares por onde passaram, o livro também traz a visão dos jornalistas sobre as diferentes faces do país que encontraram pelo caminho. 

“Quando nos perguntam sobre o que achamos do Brasil, respondemos: de qual Brasil você está falando? Saímos de casa para conhecer um país e acabamos descobrindo vários Brasis. Em muitos lugares nos sentimos estrangeiros no nosso próprio país. Foram dezenas de milhares de quilômetros por terra e tantos outros por barco, atravessando nossos principais rios. Mais do que uma história sobre uma viagem de dois repórteres pelo Brasil, o livro é uma história sobre os muitos Brasis que cabem nesse país sem fim”, ressalta João.

O casal já havia realizado uma viagem parecida entre 2019 e 2020, quando rodou por 10 países da América do Sul a bordo do mesmo veículo. A aventura lá fora se transformou no livro “Crônicas na Bagagem: 421 dias na estrada – uma jornada de desprendimento pela América do Sul”.

Sobre o futuro, eles revelam planos de continuar viajando e relatando suas experiências através das palavras. “Há seis meses voltamos para casa e nesse período nos dedicamos exclusivamente à produção do livro sobre o Brasil. Agora vamos começar a pensar na viabilidade de novas expedições, quem sabe para outros continentes”, conta Carina.

Mais informações sobre a obra Brasis Adentro, assim como fotos e diários escritos pelo casal ao longo da viagem, podem ser conferidos em Instagram.com/cronicasnabagagem e Facebook.com/cronicasnabagagem. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui