Lewis Hamilton recebe da Câmara Federal título de Cidadão Honorário do Brasil

24

“A persistência e a esperança podem tornar tudo possível”

O piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu nesta segunda-feira (07) o título de cidadão honorário do Brasil durante sessão solene da Câmara dos Deputados. A homenagem foi sugerida pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e acatada pelos parlamentares no início de junho.

A honraria foi concedida em razão de um gesto do heptacampeão mundial, que, no ano passado, comemorou a vitória do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em São Paulo, dando uma volta adicional no autódromo com a bandeira nacional, repetindo aceno feito por Ayrton Senna, em 1991.

Diante de um Plenário lotado, Lewis Hamilton afirmou que é uma honra poder dizer-se brasileiro e lembrou a influência de Senna em sua trajetória no esporte. “Quando eu tinha 5 anos, vi Ayrton correr pela primeira vez, e esse foi o momento em que eu soube que queria ser campeão do mundo”, declarou.

“Muitas pessoas diziam ser impossível, mas, felizmente, o fato de eu estar aqui hoje é prova de que a persistência e esperança podem tornar tudo possível”, completou o piloto.

Povo unido – O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), reiterou ser uma honra ter Hamilton como cidadão brasileiro e enfatizou a importância do gesto do piloto em 2021.

A Câmara concede em sessão solene o título de cidadão honorário ao piloto britânico heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton.

“Naquele 14 de novembro, durante alguns breves momentos, ouvindo o ‘Tema da Vitória’ e vendo a bandeira brasileira em suas mãos, aberta no lugar mais alto do pódio, como Senna sempre fazia, pudemos sentir presente o espírito incansável de um povo unido”, afirmou.

Luta por igualdade racial – Lewis Hamilton ressaltou seu compromisso com a luta pela igualdade racial, elogiando a diversidade entre seus fãs brasileiros.

“Como um negro no esporte, há ainda muito progresso a ser feito, mas estou comprometido a lutar por mudanças e me inspiro ao chegar ao Brasil e ver tanta gente comprometida com o mesmo tema. Temos muitas coisas em que podemos avançar juntos”, comentou.

O deputado André Figueiredo destacou as atitudes do piloto fora das pistas, como suas ações sociais.

“O respeito que demonstrou pelo público brasileiro e por nossa história afetiva com Ayrton Senna e a Formula 1 não foi uma ação isolada. Precisamos recordar seu empenho pela igualdade racial e pelo direito das minorias, e seu apoio à causa animal e à defesa do meio ambiente”, disse o parlamentar, idealizador da homenagem.

(Agência Câmara de Notícias)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui