Licenciamento anual: pagamento da terceira cota tem vencimento em abril

0
125

Pagamento pode ser feito via aplicativo do Detran ou Whatsapp

JÉSSICA SANTOS

Proprietários de veículos com placa final 5 e 6, 7 e 8, 9 e 0 devem estar atentos aos prazos do pagamento da terceira cota do Licenciamento Anual, obrigação de todo condutor lembrando que, caso o documento esteja atrasado, a infração é considerada gravíssima passível de multa no valor de R$ 293,47, e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Diferente de outros impostos, o valor do licenciamento 2021 no estado é fixo, sendo o mesmo valor para carros e motos. Vale lembrar que, para a emissão do documento é necessário que todos os débitos, multas e documentação do veículo estejam em dia, além de não haver restrições administrativas e judiciais.

Para fazer o pagamento da terceira cota, os condutores podem optar por dois meios: site do Detran-MA, para impressão da guia e pagamento em bancos e lotéricas, ou via whatsapp do Banco do Brasil.

Utilizando a tecnologia WebService, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e pelo Detran-MA, o Maranhão está classificado como um dos quatro estados do País a disponibilizar o serviço de quitação de impostos e taxas do Detran via whatsapp.

Para regularizar as dívidas, é necessário que o interessado seja cliente do Banco do Brasil e acione, pelo celular, o pagamento pelo aplicativo através do número (61) 4004-0001.

O atendimento do BB para o pagamento da taxa de licenciamento do Detran-MA, DPVAT e IPVA, é autoexplicativo. Após efetuar o cadastro e verificar a segurança garantida pelo banco, o usuário deverá seguir o passo a passo sugerido pelo chatbot – inteligência artificial que utiliza criptografia de ponta a ponta nas trocas de mensagens do aplicativo – e que informa ao cliente as opções que ele pode escolher, para concluir o pagamento.

Confira as datas da terceira cota:

  • Placas final 5 e 6: 15 de abril
  • Placas final 7 e 8: 18 de abril
  • Placas final 9 e 0: 26 de abril

Licenciamento online – A pedido do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil e de mais três entidades do estado de Santa Catarina, começou a valer a partir desta segunda-feira, 12 de abril, A Lei n°14.071/2020, onde o condutor poderá escolher se deseja emitir seu Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em em papel ou de forma digital.

No Maranhão, a emissão do licenciamento online pode ser feita através do site do Detran-MA ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A versão eletrônica traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica.

Caso o condutor queira fazer a impressão do CRLV, disponível em PDF ou formato A4, a validação é a partir da leitura do QRCode.

De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), para a validação do documento impresso, basta baixar o aplicativo Vio, mesma ferramenta utilizada pelos agentes de trânsito e que encontra-se disponível gratuitamente para Android e IOS.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação