CONVERSA FRANCA
Lideres indígenas pedem passagem
As convenções partidárias realizadas neste domingo serviram para colocar em posição de destaque na política nacional duas lideranças indígenas, ambas femininas.
Sônia Guajajara, que disputou o cargo de vice-presidente em 2018 na chapa de Guilherme Boulos, teve sua candidatura a deputada federal por São Paulo confirmada pelo PSOL.
Já Kunã Yporã (na foto à esquerda), a Raquel Tremembé, foi confirmada como candidata a vice-presidente de Vera Lúcia, do PSTU. Ela tem 39 anos, é da etnia Tremembé e graduou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Bolsonaro não pagou conta por soltura de Ribeiro
O presidente da República, Jair Bolsonaro indicou, nesta segunda-feira (1º), os desembargadores federais Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues para as duas vagas de ministro em aberto no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Os escolhidos serão agora submetidos a sabatina no Senado Federal. Se aprovados pela casa legislativa, serão nomeados pelo presidente da República.
Muitos chegaram a afirmar que Ney Bello Filho seria indica como forma de compensar a soltura do ex-ministro da Educação Milton. Pura especulação
PERGUNTAR NÃO OFENDE
E aí, a mulherada de esquerda que defende mais mulheres na política vai votar numa negra que tem índice como vice para presidente ou vai preferir mesmo votar num homem
A força das mulheres na política
Após o anúncio da presidente da Câmara Municipal de Coroatá, vereadora Lourdinha, como candidata a segunda suplente na chapa do ex-governador Flávio Dino (PSB) ao Senado Federal, a candidata a primeira suplente, Ana Paula Lobato (PSB), afirmou, em suas redes sociais, nesta segunda-feira (1º), que as duas estão prontas para somar na luta por um Maranhão cada vez melhor.
“Agora somos duas! Vamos, juntas, usar nossa experiência na política e mostrar a força das mulheres. Estamos prontas para somar nesta luta por um Maranhão cada vez melhor”, afirmou Ana Paula.
Ana Paula Lobato, esposa do presidente da Assembleia Legislativa e candidato à reeleição, deputado Othelino Neto (PCdoB), também é vice-prefeita da cidade de Pinheiro.
Será que a Justiça é mesmo cega?
Quem circulou, de sexta-feira a domingo (29 a 31 de julho) pelos bairros da Areinha, Alemanha, Camboa, Cohama, Liberdade, Vila Passos e parte do Centro de São Luís pôde testemunhar dezenas de ônibus com placas de várias regiões do estado estacionados em avenidas dessas regiões.
Eram veículos que trouxeram militantes para as convenções partidárias que oficializaram candidaturas ao Governo do Estado.
Muitos desses ônibus foram deixados na porta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), no bairro da Areinha, ou seja, a maior prova de abuso eleitoral levada para a porta de quem deveria cuidar da lisura de pleito ver e, se quiser, tomar providências.