Lista dos selecionados para o Prouni 2021.1 será divulgada hoje (19)

0
60
Student studying on tablet pc

Neste ano a seleção do programa adotou as notas do Enem 2019

Serão divulgados nesta terça-feira (19) os nomes dos aprovados na primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Estudantes podem conferir a lista no portal do programa. O próximo passo para os selecionados é comprovar as informações prestadas na inscrição até o dia 27 de janeiro de 2021.

O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares a partir de notas mais recentes dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e neste ano a seleção do programa adotou as notas do Enem 2019, em decorrência da pandemia.

O programa possui duas chamadas regulares. A primeira ocorre logo após o encerramento das inscrições e os candidatos selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e levar as documentações necessárias para realizar a matrícula.

A segunda chamada do Prouni acontece com as vagas remanescentes geradas pelos candidatos que não realizaram a matrícula no prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou que desistiram da vaga. O número de vagas ofertadas na segunda chamada é menor, justamente porque são as que não foram preenchidas no processo da primeira chamada. Os selecionados na segunda chamada também têm um prazo para comparecer à faculdade e realizar a matrícula para iniciar no curso.

Além das chamadas regulares, existe a lista de espera, que visa preencher vagas não ocupadas nas chamadas regulares.

Critérios – Apenas estudantes dentro dos critérios estabelecidos pelo Prouni podem concorrer a uma vaga pelo programa. Para participar, é necessário se encaixar em uma das seguintes categorias:

  • Ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
  • Ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
  • Ter alguma deficiência;
  • Ter professor da rede pública de ensino, na educação básica. Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Renda – Pelo Prouni o estudante consegue bolsas de estudo em universidades particulares. São duas modalidades: bolsa integral, para renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, e bolsa parcial, para renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Cronograma do Prouni

  • Inscrições: 12 a 15 de janeiro de 2021.
  • Resultado (primeira chamada): 19 de janeiro de 2021.
  • Segunda chamada: 1º de fevereiro de 2021.
  • Interesse em participar da lista de espera: 18 e 19 de fevereiro de 2021.
  • Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro de 2021.

(Agência Educa Mais Brasil)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação