Lista tríplice para escolha do procurador-geral de Justiça está pronta; falta apenas definir a ordem

0
902
Eduardo Nicolau (E) Toma posse no cargo de procurador-geral nesta segunda-feira, como sucessor de Luiz Gonzaga Martins (foto divulgação/MPMA)

AQUILES EMIR

O Ministério Público do Maranhão realiza na próxima segunda-feira (18) eleição para escolha do novo procurador-geral de Justiça. A lista tríplice a ser submetida ao governador para que escolha o sucessor de Luiz Gonzaga Coelho está pronta, já que são apenas três candidatos, e falta apenas a definição da ordem pela quantidade de votos.

Os candidatos são o procurador de justiça Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, atual corregedor do MP, e os promotores de justiça Márcio Thadeu Silva Marques e Tarcísio José Sousa Bonfim.

Formam a Comissão Eleitoral os procuradores de justiça Selene Coelho de Lacerda (presidente), Teodoro Peres Neto (membro), Rita de Cássia Maia Baptista (membro) e Domingas de Jesus Fróz Gomes (membro suplente).

A eleição, segundo Selene Lacerda, será por computador ou smartphone, por um sistema seguro. A votação começa às 08h e encerra às 17h, e logo após a apuração a lista será encaminhada ao governador Flávio Dino (PCdoB) para que faça a escolha. As manifestações do governador em outras oportunidade sobre esse tipo de escolha indica que o primeiro colocado estará praticamente escolhido, já que defende esse critério.

Votam aproximadamente 326 membros, e, apesar do afastamento provocado pela pandemia de coronavírus, os concorrentes trabalham diariamente para garantir seus votos, na esperança de ficar na primeira posição.

Saiba quem é quem na disputa:

  • Eduardo Jorge Hiluy Nicolau foi reconduzido ao cargo de corregedor-geral do Ministério Público do Maranhão em 2019 e seu mandato vai até o próximo ano. Esta é a terceira vez que ele chefia a Corregedoria da instituição.
  • Márcio Thadeu Silva Marques é diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) para o biênio 2018-2020.
  • Tarcísio José Sousa Bonfim, titular da 15ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena de São Luís, é presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem).
Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação