Lojas do Bompreço em São Luís passam a ostentar nome do novo proprietário, Grupo Big

0
1050
Logomarca do Grupo Big já está fixada na loja do Hiper no São Luís Shopping

AQUILES EMIR

As três lojas que pertenciam ao Walmart em São Luís, todas de bandeira Bompreço, começaram esta semana a ostentar a marca do Grupo BIG, que adquiriu seu ex-proprietário norte-americana, que se manteve no Nordeste com a mesma denominação do grupo pernambucano que adquiriu em 2010 do Royal Ahold, sucessor do Grupo Paes Mendonça. A loja do hipermercado, no São Luís Shopping, no bairro do Jaracati, passa a se chamar Big Bompreço, enquanto os supermercados dos bairros São Francisco e Olho d´Água, serão Super Bompreço.

Com uma história de mais 80 anos no Nordeste, o Bompreço conta com 33 lojas em sete estados da região: Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Nos demais estados brasileiros, as lojas, tanto de hiper quanto de supermercado vão utilizar apenas o nome Big.

Em 2010, já sob o domínio do grupo holandês, o Bompreço avançou sobre a então maior rede supermercadista maranhense, Lusitana, e assumiu sete de suas 16 lojas: São Francisco, Olho d´Água, Rua das Cajazeiras, Mercado do Produtor, Rua de Santana, Cohab-Anil e Lusitana Center, que se somaram ao Hiper do São Luís Shopping, mas hoje restam apenas três.

Definição – Para definir sua nova marca, o Big fez pesquisas e análises e optou por marcas regionais que resgatam o vínculo emocional com os consumidores. 

Na loja do Olho D´Água marca antiga ainda na fachada e novo nome
ainda está apenas numa faixa que anuncia a mudança em breve

“Big é uma marca forte no Sul do País e bem avaliada no Sudeste, assim como Bompreço, amplamente reconhecido no Nordeste e conta com elementos importantes de afetividade que queremos resgatar. Por isso, definimos para a nossa rede de hipermercados da região o nome Big Bompreço, que reforça o nosso respeito por uma das marcas mais fortes do varejo brasileiro. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os hipermercados passam a ser “Big”, informa Jorge Herzog, diretor executivo de Hipermercado do Grupo Big, em entrevista ao Diário do Nordeste, de Fortaleza (CE).

Quanto à reestruturação da companhia, Herzog diz que o maior desafio é garantir que o consumidor perceba mudanças efetivas na operação. “Lojas reformadas, com novo layout, novos serviços e um incremento de 35% no sortimento de produtos, incluindo o crescimento de itens regionais. Acreditamos que, com essas mudanças, o consumidor perceberá que de fato esse é um novo momento da organização” conclui Herzog.

Presente no país desde 1995, o Grupo Big, ex-Walmart Brasil, opera hoje com mais de 400 unidades e 50 mil funcionários em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. São 7 bandeiras entre hipermercados (Big e Big Bompreço), supermercados (Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis. 

Em julho de 2018, a Advent International anunciou a aquisição de 80% da operação Walmart Brasil. O Walmart Inc. mantém uma participação de 20% na empresa.

(Com informações de Egídio Serpa, do Diário do Nordeste)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação