
AQUILES EMIR
As três lojas que pertenciam ao Walmart em São Luís, todas de bandeira Bompreço, começaram esta semana a ostentar a marca do Grupo BIG, que adquiriu seu ex-proprietário norte-americana, que se manteve no Nordeste com a mesma denominação do grupo pernambucano que adquiriu em 2010 do Royal Ahold, sucessor do Grupo Paes Mendonça. A loja do hipermercado, no São Luís Shopping, no bairro do Jaracati, passa a se chamar Big Bompreço, enquanto os supermercados dos bairros São Francisco e Olho d´Água, serão Super Bompreço.
Com uma história de mais 80 anos no Nordeste, o Bompreço conta com 33 lojas em sete estados da região: Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Nos demais estados brasileiros, as lojas, tanto de hiper quanto de supermercado vão utilizar apenas o nome Big.
Em 2010, já sob o domínio do grupo holandês, o Bompreço avançou sobre a então maior rede supermercadista maranhense, Lusitana, e assumiu sete de suas 16 lojas: São Francisco, Olho d´Água, Rua das Cajazeiras, Mercado do Produtor, Rua de Santana, Cohab-Anil e Lusitana Center, que se somaram ao Hiper do São Luís Shopping, mas hoje restam apenas três.
Definição – Para definir sua nova marca, o Big fez pesquisas e análises e optou por marcas regionais que resgatam o vínculo emocional com os consumidores.

ainda está apenas numa faixa que anuncia a mudança em breve
“Big é uma marca forte no Sul do País e bem avaliada no Sudeste, assim como Bompreço, amplamente reconhecido no Nordeste e conta com elementos importantes de afetividade que queremos resgatar. Por isso, definimos para a nossa rede de hipermercados da região o nome Big Bompreço, que reforça o nosso respeito por uma das marcas mais fortes do varejo brasileiro. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os hipermercados passam a ser “Big”, informa Jorge Herzog, diretor executivo de Hipermercado do Grupo Big, em entrevista ao Diário do Nordeste, de Fortaleza (CE).
Quanto à reestruturação da companhia, Herzog diz que o maior desafio é garantir que o consumidor perceba mudanças efetivas na operação. “Lojas reformadas, com novo layout, novos serviços e um incremento de 35% no sortimento de produtos, incluindo o crescimento de itens regionais. Acreditamos que, com essas mudanças, o consumidor perceberá que de fato esse é um novo momento da organização” conclui Herzog.
Presente no país desde 1995, o Grupo Big, ex-Walmart Brasil, opera hoje com mais de 400 unidades e 50 mil funcionários em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. São 7 bandeiras entre hipermercados (Big e Big Bompreço), supermercados (Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis.
Em julho de 2018, a Advent International anunciou a aquisição de 80% da operação Walmart Brasil. O Walmart Inc. mantém uma participação de 20% na empresa.
(Com informações de Egídio Serpa, do Diário do Nordeste)