
Acadêmico ocupa a cadeira 35 na Casa de Antônio Lobo
AQUILES EMIR
O desembargador Lourival Serejo toma posse nesta quinta-feira (17), em solenidade marcada para às 17h, na presidência da Academia Maranhense de Letras (AML) como sucessor de Carlos Gaspar. Como não pretende marcar uma posse festiva, conforme a tradição da Casa de Antônio Lobo, a reunião terá um caráter solene, inclusive com todos os acadêmicos vestidos a caráter com uso do colar da imortalidade.
Lourival Serejo foi eleito, dia 24 de fevereiro. Ele presidirá a instituição no biênio 2022/2024 e terá como companheiros de diretora os acadêmicos Laura Amélia Damous (vice-presidente); e Félix Alberto Lima (secretário-geral).
O imortal é ocupante da cadeira nº 35 da AML, e é também membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia Vianense de Letras. Já publicou 24 obras literárias.
Convênio – Quinta-feira (10) da semana passada, Lourival Serejo, na condição de presidente do Tribunal de Justiça, firmou convênio com a AML, que estabelece intercâmbio cultural entre as instituições. Serejo ressaltou a importância da parceria entre as instituições:
“O Protocolo de Intenções assinado possui notória relevância ao expandir a academia para a sociedade. Além disso, o Tribunal se alia a um órgão cultural para auferir essa afirmação social, proporcionando inúmeras vantagens para ambas as instituições”, pontuou.
Carlos Gaspar aproveitou a oportunidade para parabenizar o presidente do TJMA pela eleição para a Presidência da AML. “Lourival Serejo é um homem competente, inteligente, bondoso e preparado para o cargo. Sem dúvidas, foi a melhor escolha para a nossa instituição”, assinalou.
O evento contou com a presença de diversos membros da Academia Maranhense de Letras: Reynaldo Soares da Fonseca, acadêmico e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Alex Brasil; Sonia Almeida; Felix Alberto Lima; Marialva Montalverne Frota; Aureliano Neto; Benedito Buzar; José Carlos Sousa Silva; Daniel Blume; Elsior Coutinho; Ceres Costa Fernande; Laura Amelia Damous; Ana Luiza Ferro e José Ewerton Neto.